Notícias
Ministro da Integração e Diretor Geral do DNOCS inspecionam estações de bombeamento da Transposição São Francisco
O Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho e o Diretor Geral do DNOCS, Angelo José de Negreiros Guerra vistoriaram nesta segunda-feira,30, as duas últimas estações de bombeamento do trecho (EBV-5 e 6), localizadas no município de Sertânia, no estado da Paraíba. O roteiro incluiu também inspeções às barragens Poções, em Monteiro (PB), e Camalaú, no município paraibano do mesmo nome. Esse conjunto de obras vai garantir que as águas do “Velho Chico” cheguem à Paraíba no primeiro trimestre deste ano.
As estações de bombeamento são responsáveis por impulsionar a água de um terreno mais baixo para outro, num nível acima. A EBV-5 tem capacidade de elevar em 41 metros de altura. Já a última estação do Eixo Leste (ebv-6) vai bombear em 63 metros.
Também estratégicas para garantir a oferta de água do São Francisco à população, as barragens Poções e Camalaú estão sendo recuperadas e modernizadas com recursos federais. Com capacidade superior a 29 milhões de metros cúbicos, a barragem Poções receberá investimentos que totalizam R$19.5 milhões. Já a barragem Camalaú possui capacidade de 46 milhões de metros cúbicos e receberá aporte financeiro de R$4,6 milhões..
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) é responsável por recuperar e modernizar 24 barragens estratégicas que receberão a água do Projeto São Francisco.