Notícias
Janeiro Branco no DNOCS: uma reflexão sobre saúde mental e autocuidado
Na manhã da última quinta-feira (23), o auditório da Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) foi palco do evento Janeiro Branco, dedicado à conscientização sobre saúde mental e ao cuidado com o bem-estar dos agentes públicos da Autarquia. O evento que teve início às 9h30, contou com uma programação que envolveu palestra e momento de relaxamento com especialistas na área de saúde.
A abertura do evento foi realizada pelo chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do DNOCS, Marley Cisne de Morais, que destacou a relevância do tema e o esforço da instituição em tratar questões como essa, voltada para o cuidado com as pessoas. A programação seguiu com a participação de dois parceiros do evento, Paulo Aragão, do Hospital Virtude, e Michele Lima, do Núcleo de Oncologia e Hematologia do Ceará, que falaram de suas instituições e compartilharam suas visões sobre a saúde mental no contexto do ambiente de trabalho.
Em seguida, a terapeuta integrativa Francilene Ferreira conduziu uma dinâmica de relaxamento para os participantes, proporcionando uma pausa para o autocuidado e o equilíbrio emocional. Fazendo com que os participantes entendessem mais sobre meditação e consciência corporal.
Após esse momento, a psicóloga Ludmila Amorim, especialista em psico-oncologia e terapia cognitivo-comportamental, trouxe uma palestra sobre saúde mental. Durante sua fala, ela enfatizou a importância de refletir sobre o autocuidado no ambiente profissional. “Participar do Janeiro Branco é extremamente importante e gratificante. Em instituições grandes, o trabalho muitas vezes se resume a números e metas, mas quando a gestão se dedica a proporcionar momentos para que os colaboradores reflitam sobre o autocuidado, ela envia uma mensagem clara de que se importa com o bem-estar deles. Esse reconhecimento é fundamental, pois muitas vezes o colaborador só percebe que está sendo cuidado quando tem a oportunidade de ser ouvido sobre questões emocionais e de saúde mental. O DNOCS está trilhando um caminho que outras organizações ainda estão começando a percorrer, mas o mais importante é que está plantando sementes que, com o tempo, farão toda a diferença na vida das pessoas”, afirmou a psicóloga.
O evento foi encerrado por Ilmacir Siqueira, responsável pelo Setor de Capacitação do DNOCS, que ressaltou a importância de momentos como esse. “Estamos dando um passo importante ao dedicar atenção ao bem-estar emocional dos nossos servidores”, destacou.
O evento Janeiro Branco no DNOCS foi uma oportunidade para o público refletir sobre a importância de cuidar da saúde mental e demonstrar que a instituição valoriza o ser humano em sua totalidade.