Notícias
II Conferência do Bioma é lançada com o tema Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade
A II Conferência da Caatinga foi lançada nesta quarta-feira (27), no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade”. O evento contou com o apoio de representantes dos poderes Legislativo e Executivo, Universidades, Instituições de Ciência, pesquisa e tecnologia. O diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, esteve representado pelo chefe do Serviço de Comunicação Social, Aluísio Ferro Gomes Filho.
Durante a abertura da Conferência, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, ressaltou que a caatinga é um bioma frequentemente esquecido nos grandes debates ambientais. Segundo ele, a caatinga é um ambiente onde vivem cerca de 27 milhões de nordestinos.
O secretário do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa, Mailson Cruz, lembrou que na I Conferência, de 2012, foi assinada a Carta da Caatinga pelos Estados presentes. O documento, segundo ele, estabelecia metas que os governos deveriam alcançar no sentido de conservar o bioma em seus respectivos estados. “Queremos verificar o que foi apurado de lá pra cá e verificar os casos de sucesso”, disse ele.
“Ficamos muito à vontade, principalmente o DNOCS, pois a Caatinga é nossa praia há século”, disse o chefe do Serviço de Comunicação Social do DNOCS, Aluisio Ferro. Acrescentou: “ Somos pioneiro nos investimentos no Bioma Caatinga, para torná-la sustentável e economicamente social. Construímos uma infraestrutura incalculável no semiárido, com ênfase nos recursos hídricos”.
E concluiu: “O que seria do Nordeste, nestes sete anos de secas, sem as obras do DNOCS. A Transposição do São Francisco, só está sendo abreviada e possível, tendo em vista as vinte e seis barragens construídas pelo DNOCS, que receberão as águas do Rio São Francisco. Mas mesmo assim, nós somos tratados, como ”um humano”, explico melhor, pois se passamos de 108 anos, já deveríamos ter morrido. Instituição nenhuma morre, ela se renova, se reestrutura e se inova. Vamos participar deste evento com muita garra, esperança e fé, para se criar um ambiente favorável aos Nordestinos e catingueiros poderem expressar suas aflições e anseio".
Participaram, ainda, da abertura do evento o secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Dedé Teixeira, além de representantes da Embrapa , da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e do Banco do Nordeste.
Do DNOCS estiveram presentes José Alfredo de Albuquerque, de Fortaleza; Joseneide Sombra de Castro Gama, de Alagoas; Louriania Soares de Souza, da Bahia, Mauro Vaz da Costa, da Paraíba; Dieysson Alkmim Oliveira, de Minas Gerais; Alexandre Jorge Pimentel Moura, de Pernambuco; Mônica Mendes da Rocha, do Piauí e José Maria Lima Gomes, do Rio Grande do Norte.