Notícias
Frutas Orgânicas em plena caatinga
O Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorêneos do Piauí produz, em plena caatinga, frutas orgânicas, como a acerola. Além da acerola, o projeto se destaca na produção de melancia, caju, melão, mamão e outros alimentos. O Tabuleiros Litorâneos está iniciando também a implantação da pecuária de corte.
Segundo o coordenador Estadual do DNOCS no Piauí, Djalma Policarpo, os alimentos colhidos no projeto viram matéria-prima para a produção de polpas de frutas que são exportadas para países como Estados Unidos e Alemanha e vários estados brasileiros.
O projeto foi implantado em 1989 e utiliza o Rio Parnaíba para irrigar uma área que atualmente abrange 800 hectares, sendo que ainda há outros 2.443 hectares equipados e prontos para o manuseio da terra. Quando a segunda etapa estiver concluída o potencial total de irrigação é de 8.428 hectares.
O objetivo é estimular ainda mais a fruticultura irrigada e ampliar o potencial de comercialização para mercados internos e externos, gerando novos empregos e mais renda na região.