Notícias
Estudantes vivenciam práticas de aquicultura no Centro de Pesquisa Rodolpho von Ihering, do DNOCS
Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, o Centro de Pesquisa em Piscicultura Rodolpho von Ihering, pertencente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), recebeu 12 estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), localizado no município de Icó, Ceará. A turma esteve sob a orientação do professor Rhamon Costa e Silva, da disciplina de Piscicultura, e participou de uma série de atividades práticas voltadas à aquicultura continental.
Durante a visita, os estudantes acompanharam processos de separação e seleção de matrizes e reprodutores, acasalamento em hapas, captura de pós-larvas de tilápias, reprodução artificial (hipofisação) de tambaquis, além da sexagem e testes de eficiência em tilápias revestidas. O grupo encerrou o período de vivências no dia 24 de outubro com um trabalho prático sobre tecnologia do pescado.
Para o professor Rhamon Costa e Silva, a experiência no centro de pesquisa é essencial na formação técnica e científica dos alunos. “É muito importante que o DNOCS tenha um espaço como o Centro de Pesquisa, na perspectiva de garantir a disseminação de conhecimentos técnicos no âmbito da aquicultura continental. Um centro como esse proporciona a formação de vários estudantes, técnicos, profissionais da área e produtores. Estamos tendo a oportunidade de realizar práticas fundamentais, como sexagem da tilápia, reversão sexual, nutrição, manejo e qualidade da água, além da fertilização do tambaqui. São atividades que consolidam o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.”