Notícias
Estação Adhemar Braga recebe visita de técnicos da Codevasf visando parceria
O Coordenador estadual do DNOCS no Piauí, Djalma Policarpo, acompanhado de uma comissão de técnicos da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), esteve na Estação de Piscicultura Adhemar Braga, em Caldeirão, visando uma parceria entre os dois Órgãos no que diz respeito a produção de alevinos de espécies nativas do rio Parnaíba, como a curimatã comum e o piau sul.
De acordo com os técnicos do Órgão, inicialmente será feito um levantamento para fazer uma melhoria de infraestrutura da Estação de Piscicultura do Caldeirão, recuperação de alguns viveiros, para colocação das matrizes e posteriormente alevinos. Segundo eles, o objetivo disso é o repovoamento dessas espécies nos açudes da região e também no rio Parnaíba.
Para o coordenador estadual do DNOCS, Djalma Policarpo, caso essa parceria se concretize, vai viabilizar a vinda recursos do Governo Federal para otimizar a produção de alevinos para ações de incentivo à piscicultura na região. A Estação de Piscicultura Adhemar Braga, existe há mais de 30 anos e tem produção anual média de cinco milhões de alevinos de unidades de espécies exóticas tilápia e tambaqui, destinados a uma série de ações na região.
Entre as melhorias a serem feitas, está a recuperação dos viveiros, canais e filtros para evitar que predadores tenham acesso aos tanques e ataquem os alevinos.
Os alevinos produzidos atualmente, são destinados ao peixamento de açudes públicos em todos os reservatórios do Piauí, Ceará e Maranhão, parceria com as intuições, prefeituras, associações e para comunidades que atuam na atividade da pesca de subsistência e também para comercialização, fomento e apoio a produtores da região, além de apoio a programas desenvolvidos em outras superintendências.
Para o chefe da Estação Francisco Leonardo (Chicão), “a Estação está passando por momentos ruins, com a falta de recursos tanto para infraestrutura como também a manutenção diária e alimentação dos peixes adultos e alevinos, caso se concretize a parceria, quem vai ganhar é a população.
Estiveram presentes o assessor Técnico do DNOCS, Fernando Porto, o diretor da área de revitalização das bacias hidrográficas da CODEVASF, Fábio Miranda, o chefe da Unidade de Aquicultura da Codevasf, Hermano Luiz, o biólogo Três Marias/CODEVASF/MG, Yoshimi Sato, a engenheira de pesca da CODEVASF/Teresina
Também da Estação de Piscicultura Adhemar Braga, compareceram o chefe da Estação, Francisco Leonardo, o biólogo, Erilvelto César e o suplente de vereador Douglas Leonardo.