Notícias
Equipe Internacional expõe projeto sobre mudanças climáticas
O aumento da temperatura global tem levado países de todo o mundo a conviver com secas e inundações severas e sucessivas, com sérios riscos à população e danos ao bioma, informam especialistas. Ao longo dos anos, por meio de pesquisas e estudos científicos com sua equipe de renome internacional, o proprietário e financiador do projeto que influência nas mudanças climáticas, o búlgaro Hristo Krusharski, esteve no DNOCS com o professor Stuart Piketh, diretor da North-West University da África do Sul e o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento do Nacional Center de Meteorologia dos Emirados Árabes Unidos, Omar Ahmed Yazeedi para explanar a diretores e técnicos sobre o assunto.
O diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Angelo Guerra, recebeu a comitiva em seu gabinete e ficou entusiasmado com o projeto. “Vou reunir os servidores do Órgão para que tomem conhecimento de como podemos enfrentar as causas e as consequências das mudanças climáticas”, relatou ele.
A equipe desenvolveu maneiras de modificar as mudanças climáticas, tais como predeterminação de chuvas causadoras de enchentes ou provocando chuva em regiões onde pouco chove, através da semeadura de nuvens para formação de gotas de água maiores. Granizo e geada também estão nos estudos dos cientistas em regiões que venham a sofrer com os fenômenos.
Com tradução do diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Holanda Belchior, o professor Studart Piketh disse que “ os governantes precisam acreditar no projeto por conta disso nós estamos mostrando dados e experiências que deram certo”. E acrescentou: “ na África do Sul com o processo houve um aumento de precipitações de 7 por cento ano. O que é muito bom”.
Omar Ahumed Yazeedi citou estudos e afirmou que o processo é aprovado pelo Grupo Científico Mundial. “O projeto é importante para que os países ajudem os meteorologistas a mapear suas nuvens”. Ele disse, ainda, que basicamente é utilizado o cloreto de potássio no processo de nucleação para formação de gotas.