Notícias
Entrega da Medalha Arrojado Lisboa faz parte das comemorações dos 110 anos do DNOCS
Relançamento de livros, palestra, entrega da Medalha Arrojado Lisboa também fizeram parte das comemorações aos 110 anos do DNOCS.
Os Livros da Série Cadeia Cinzenta: “O Problema das Secas no Ceará”, de Thomaz Pompeu Sobrinho. “O Secular Problema do Nordeste”, de Idelfonso Albano. “A Seca de 1915”, e “História da Seca do Ceará”, de Rodolpho Theophilo, foram apresentados por Moysés Rodrigues Pereira.
Moysés possui formação filosófica, teológica, e especialização em pedagogia. É técnico em assuntos educacionais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professor de filosofia concursado pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).
“Irei contar para vocês uma viagem que fiz no tempo passado, tristes relatos que ocorreram no Ceará. Eu trago lembranças das secas que nosso estado sofreu. Aqui Rodolpho Teophilo registrou com sua caneta quatro anos de uma estiagem feroz e mortífera.”, disse Moisés antes de divulgar algumas citações dos livros.
A programação também contou com uma palestra sobre a Biografia de Miguel Arrojado Lisboa, apresentada pela pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz, Cláudia Penha.
“É minha segunda vez aqui no DNOCS, fiquei honrada com convite. É muito bom voltar, ver como estão as coisas. Fico muito feliz pelos 110 anos, é extremamente importante que ainda exista uma instituição voltada para os problemas no seminário brasileiro", afirmou a pesquisadora durante o evento.
O ponto alto do primeiro dia de comemoração do aniversário do órgão foi finalizado pela entrega da medalha Miguel Arrojado Lisboa aos homenageados. A medalha é destinada a homenagear anualmente pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado pelo conjunto de suas contribuições de ordem literária ou científica no campo de problemática do semiárido brasileiro ou que tenham dedicado seus esforços na luta por um desenvolvimento regional sustentável e includente, focado na preservação e uso racional dos recursos hídricos da região e seus aproveitamentos.
Foram homenageados:
- José Osvaldo Pontes - engenheiro Civil - Diretor Geral do DNOCS de março de 1974 a abril de 1985.
- José Otomar de Carvalho - Doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas.
- Antônio Rocha Magalhâes - professor e economista - doutorado em economia pela Universidade de São Paulo
- Cid Sabóia de Carvalho - Advogado, graduado pela UFC
Assessor do Governador Virgílio Távora
Foi eleito senador em 1986 e permaneceu até 1995
Membro da Academia Cearense de Letras
Vale ressaltar que a programação contínua durante a semana, venha fazer parte desse momento.