Notícias
Empreendedorismo, Sustentabilidade e Associativismo são abordados em encontro no DNOCS
Os gestores do Sebrae, Germano Parente da assessoria técnica e Katia Luna da unidade de desenvolvimento territorial, falaram, no auditório da Administração Central do DNOCS, sobre Empreendedorismo, Sustentabilidade e Associativismo.
Germano Parente relatou a importância do empreendedorismo pessoal, ressaltando algumas das características necessárias para sua realização, como: busca de oportunidade e iniciativa, se prestar a correr riscos calculados, ter persistência e comprometimento. E isso, no ambiente de trabalho, pode ser utilizado também, como cita Katia Luna , com um associativismo entre os companheiros do dia a dia com o principal objetivo de superar dificuldades e gerar benefícios comuns em nível econômico, social ou político.
Katia Luna explanou sobre a importância de haver um espírito de liderança e um consenso grupal das decisões e realizações que ocorrem na empresa, favorecendo o benefício coletivo. Além disso, existe os empreendimentos sustentáveis que são economicamente viáveis, socialmente justos e ambientalmente corretos, e ainda, respeitam a cultura local.
Ela citou como exemplos a redução do consumo de água por meio do reúso do recurso proveniente de pias e banheiros em descargas, adoção do aquecimento solar para chuveiros e instalação de desligadores automáticos nos apartamentos e corredores. Todas essas ideias se resumem no tripé de ‘R’ da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar!
Há diversas formas e meios e ambientes para se pensar em EMPREENDEDORISMO, pode ser na sua casa com sua família, no seu ambiente de trabalho, uma ideia particular. Mas, o que importa de fato é estar aberto ao entendimento de que um verdadeiro empreendimento não há de beneficiar só a si mesmo, mas a tantos outros a sua volta. A grande ação do empreendimento é “afetar” o mundo para melhor, afirma a palestrante.