Notícias
DNOCS sedia evento sobre fenômeno da Sismicidade Induzida por Reservatórios
O professor da Universidade de Brasília, Lucas Vieira Barros, ministrou palestra na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Administração Central do DNOCS, em Fortaleza. Foi um espaço de debate, sobre os resultados dos últimos estudos e pesquisas realizados no Brasil, sobre o fenômeno da Sismicidade Induzida por Reservatórios.
Antes mesmo do início da palestra, o Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, Angelo Guerra e o diretor de Desenvolvimento de Infraestrutura Hídrica, Roberto Otto Massler, receberam no gabinete da Direção Geral, a comitiva formada pelo palestrante, professores da Universidade Federal do Ceará e representantes da Defesa Civil. Angelo Guerra agradeceu a presença de todos e garantiu que novos eventos vão acontecer com temas interessantes que engrandecem o curriculum de qualquer profissional.
Durante a palestra, o mestre trouxe toda sua vivência para retratar o resultado os últimos estudos e pesquisas realizados no Brasil, referente ao fenômeno da Sismicidade induzida por Reservatórios. A palestra explicou que a Sismicidade Desencadeada por Reservatórios (RTS) foi relatada pela primeira vez no Brasil no início dos anos 70. “Comparamos esse banco de dados de RTS atualizado com todas as barragens brasileiras com mais de 20 m de altura, que é a altura a partir da qual um reservatório já pode desencadear sismos”, afirmou ele.
Ele disse, ainda, que a altura da barragem seja a mais influente das características, a magnitude máxima não mostra nenhuma correlação clara com altura da barragem ou tamanho do reservatório, semelhante a outros casos em todo o mundo.
Lucas Vieira Barros é graduado em Engenharia Elétrica, mestrado em Engenharia de Telecomunicações processamento de sinais) e Doutorado em Geociências (Sismologia).
Foi chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília por cerca de 18 anos, responsável pela introdução do ensino de pós-graduação em Sismologia na UnB, dentre outros.
Atualmente participa dos ensinos de graduação e pós-graduação dos cursos de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências, orienta alunos de mestrado e doutorado do programa de pós-graduação em Geociências aplicadas.