Notícias
DNOCS realiza sete peixamentos em açudes públicos do Ceará com mais de 427 mil alevinos distribuídos
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), por meio do Centro de Pesquisa em Aquicultura Rodolpho von Ihering, realizou neste mês sete importantes ações de peixamento em açudes públicos localizados nos municípios de Pentecoste, General Sampaio e Umirim, no Ceará. A iniciativa distribuiu um total de 427.900 alevinos, sendo 427.500 de tilápia e 400 de tambaqui, com o objetivo de fomentar a pesca artesanal, garantir segurança alimentar e fortalecer a economia local.
Para Alex Renan Galvão, Diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, essas ações evidenciam o compromisso do DNOCS de promover o desenvolvimento regional, a pesca e a segurança alimentar do povo cearense.
Os peixamentos beneficiaram diretamente comunidades próximas aos seguintes reservatórios:
• Açude Pereira de Miranda: 120.000 alevinos
• Açude Serrota (Distrito de Serrota): 60.000 alevinos
• Açude Itamaraty: 12.000 alevinos
• Açude Josias Pedro da Silva: 5.900 alevinos
• Açude General Sampaio: 70.000 alevinos
• Açude Caxitoré: 86.000 alevinos
• Açude Frios: 74.000 alevinos
De acordo com Alexandre Rodrigues, chefe do Centro de Pesquisa Rodolpho von Ihering, ações como essa têm grande impacto na vida das populações sertanejas. “Nossa equipe tem se empenhado com dedicação para cumprir a missão do DNOCS. Seguimos firmes no propósito de oferecer um alimento saudável e de qualidade à população, contribuindo para a sustentabilidade das comunidades que vivem próximas aos açudes públicos”, afirmou.
O DNOCS segue comprometido com o desenvolvimento da aquicultura no Semiárido, buscando ampliar o alcance dos peixamentos e fortalecer a cadeia produtiva da pesca artesanal.