Notícias
DNOCS realiza peixamento em açudes
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS realizou durante o mês de dezembro de 2018 peixamentos em diversos mananciais de águas em sua área de atuação no Nordeste Setentrional, com espécies cultivadas ou aclimatizadas em Estações de Piscicultura do Órgão.
De acordo com Dalgoberto Coelho de Araújo chefe daDivisão de Pesca e Aquicultura foram peixados os seguintes açudes: Boa Vista (com 15 mil alevinos de carpa comum); Andorinha (20 mil alevinos de carpa comum); Serrote (com 30 mil alevinos de carpa comum); Poço Grande (com 50 mil alevinos de carpa comum); Todos esses açudes ficam localizados no Estado da Bahia com esses peixamentos realizados pelos técnicos da Estação de Piscicultura Oceano Atlântico Linhares, em Itiúba-BA, tendo à frente o servidor José Carlos de Souza Régis.
Os alevinos são filhotes de peixes, que acabaram de deixar a fase de larva, quando começam a se alimentar no ambiente externo. O DNOCS dispõe de 12 estações de piscicultura distribuídas pela região Nordeste, que em condições de normalidade da oferta hídrica têm capacidade instalada para produzir anualmente cerca de 100 milhões de alevinos de várias espécies.
“O povoamento de açudes públicos é importante e uma das principais formas de geração de renda nos municípios. Essa produção chega à mesa do nordestino na forma de proteína de excelente qualidade a um custo relativamente baixo, além de gerar trabalho e renda para esses pescadores e toda a cadeia produtiva do pescado. As ações de peixamento proporcionam a fixação do homem ao seu local de origem, evitando êxodos para as cidades grandes e capital, o que incorre em diversas mazelas econômicas, ambientais e sociais”, disse ele.