Em alusão à campanha Janeiro Branco, movimento nacional dedicado à conscientização sobre a saúde mental e emocional, o DNOCS realizou, no dia 29 de janeiro, no auditório da Administração Central, uma palestra voltada à reflexão sobre os desafios contemporâneos relacionados ao bem-estar psicológico. A iniciativa reforça o compromisso da Autarquia com o cuidado integral das pessoas e com a promoção de um ambiente mais saudável e consciente.

- .
A abertura do evento foi realizada pelo chefe da Divisão de Gestão de Pessoas, Marley Cisne, que destacou a relevância do tema, especialmente diante das transformações sociais e tecnológicas vivenciadas nos últimos anos. Em sua fala, ressaltou a importância de criar espaços de diálogo e reflexão sobre saúde mental no ambiente de trabalho e na vida cotidiana.
A palestra teve como tema “Geração ansiosa: conectividade e saúde mental” e foi ministrada pela psicóloga Karila Loiola Pereira, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e palestrante, com formação em Abordagem Centrada na Pessoa, Suicidologia e Psicoterapia de Grupos. A profissional atua na área clínica com psicoterapia individual (adolescentes e adultos), de casal e de grupo.

- .
Durante a apresentação, Karila Loiola abordou a relação das pessoas com as telas e as redes sociais, destacando como as comparações constantes, a evolução acelerada da comunicação e o excesso de informações podem contribuir para o adoecimento emocional. A psicóloga enfatizou a importância de estabelecer momentos sem o uso de telas para favorecer a socialização e o desenvolvimento saudável, especialmente entre crianças e adolescentes, que já crescem em um contexto de amplo acesso aos dispositivos digitais.

- .
Outro ponto discutido foi o uso de jogos virtuais e a necessidade de supervisão e orientação por parte dos adultos, além da relação direta entre a ansiedade e essa geração cada vez mais hiperconectada. A palestrante trouxe reflexões relevantes sobre os limites do uso da tecnologia e a importância do equilíbrio para a saúde mental.
Ao final do encontro, foi feito o sorteio de livros com temas sobre saúde mental e o público participou ativamente com comentários e perguntas, enriquecendo o debate e reforçando a importância de iniciativas como essa para a promoção da conscientização e do cuidado com a saúde emocional.
Jornalista Camila Grangeiro
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br