Notícias
DNOCS participou do Encontro Estadual do Programa Água Doce no Estado do Ceará.
O DNOCS, representado pela engenheira Maria Zita Araújo e pelo chefe da CEST-TEC/CE, Paulo Roberto Santos, participou do V Encontro Estadual do Programa Água Doce no Estado do Ceará, ocorrido no dia 07 de abril de 2017, em Fortaleza – CE, no Espaço das Águas – auditório da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
O Encontro teve como objetivo discutir a gestão dos sistemas de dessalinização implantados como alternativa de abastecimento em comunidades difusas do estado. Realizou-se mesa dos gestores governamentais e outra com os representantes das comunidades que trouxeram suas experiências e impressões sobre a gestão dos referidos sistemas.
O evento faz parte de uma rodada de encontros estaduais que ocorre até maio nos estados atendidos pelo programa. Em julho, está prevista a realização de um encontro nacional, em João Pessoa, capital paraibana.
Firmado em 2012, o convênio do Ministério do Meio Ambiente com o Governo do Estado do Ceará tem valor total de R$ 49 milhões. Prevê a implantação de 277 sistemas de dessalinização em localidades rurais do semiárido cearense, atendendo mais de 80 mil pessoas. Até o momento, já foram entregues 220 sistemas no estado.
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do semiárido.
O DNOCS através da Portaria da Administração Central nº 324/DG/CRH de 17.09.14 designou servidores para exercerem assessoramento técnico às ações do Programa Água Doce.
Participaram, também, do encontro Renato Saraiva, coordenador Nacional do Programa Água Doce – PAD, Alexandre Moura do DNOCS/CEST-PE e coordenador do Componente Sustentabilidade Ambiental do PAD Nacional e Liduina Carvalho Costa – Coordenadora Estadual do Programa no Ceará.