Notícias
DNOCS participa do lançamento do Atlas Geoquímico em BH
O Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra e o chefe do Serviço Técnico da Coordenadoria do DNOCS no Ceará, Paulo Roberto Silva Santos, participaram nesta quinta-feira (25), em Belo Horizonte (MG), do Lançamento do Atlas Geoquímico da Bacia do São Francisco. O mapeamento foi executado por pesquisadores e técnicos em Geociência do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e abrangeu 236 municípios do estado.
Foram identificadas concentrações naturais de 53 elementos químicos nos solos e sedimentos de fundo dos rios, além de 27 cátions, sete ânions e quatro parâmetros físico-químicos para águas superficiais e de abastecimento público.
“Conhecer previamente as concentrações naturais dos elementos permite que, ao ocorrer um evento transformador do meio físico, seja ele natural – como deslizamentos de encostas, subsidências em áreas calcárias ou enchentes, ou artificial – como a implantação de grande área industrial, grandes regiões com agricultura ou ainda acidentes catastróficos como rompimentos de barragens de mineração ou de armazenamento de água, se possa medir precisamente as modificações e imputar mais justamente as medidas de recuperação necessárias”, afirma Eduardo Viglio, geólogo da CPRM.