Notícias
DNOCS participa do 2º Encontro do Comitê dos Ouvidores do MIDR
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) participou, entre os dias 9 e 11 de setembro, do 2º Encontro do Comitê dos Ouvidores do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O evento reuniu representantes das ouvidorias de órgãos vinculados ao Ministério, promovendo trocas de experiências, alinhamento institucional e atualização sobre práticas e ferramentas de excelência no atendimento ao cidadão.
Na abertura, realizada no dia 9, às ouvidorias das vinculadas ao MIDR, incluindo a do DNOCS, apresentaram um balanço das ações desenvolvidas nos últimos dois anos, destacando os avanços desde o primeiro comitê. A Ouvidora do DNOCS, Emily Albuquerque, conduziu a apresentação da Autarquia e enfatizou o progresso significativo obtido no período, com foco na escuta qualificada e no fortalecimento dos canais de diálogo com a sociedade.
“Foi um momento muito importante para mostrar como temos evoluído na aproximação com o cidadão. Apresentamos melhorias nos nossos fluxos internos, no tempo de resposta e no uso de dados da ouvidoria para orientar a gestão. A ouvidoria tem se consolidado como uma ponte entre o usuário e o DNOCS, ajudando a aprimorar os serviços oferecidos”, afirmou Emily.
O segundo dia do encontro (10/09) foi dedicado a temas estratégicos para o funcionamento e modernização das ouvidorias públicas. Pela manhã, os participantes assistiram a palestras sobre Informações Classificadas, com Paula Paes Montandon Vasconcelos (MCTI), e Gestão de Ouvidorias, com Carolina Palhares Lima (MPO). Já à tarde, foram abordados temas como Edição de Serviços no Portal Gov.br, com Valéria Benon e Roberto Almeida Filho, e Plataformas e Ferramentas de Apoio à Transformação Digital de Serviços, com Luciene Sicuti Damazo e Walid Ghazale.
Encerrando o evento, no dia 11, a programação seguiu com temas voltados à experiência do usuário e resolução de conflitos, fundamentais para o aprimoramento contínuo da administração pública. Destaque para a palestra de Leonardo Alamy Martins (OGU) sobre a Avaliação da Experiência dos Usuários de Serviços Públicos, seguida das apresentações de Bruno Affonso (MCom) sobre o Termo de Análise Prévia de Denúncias e Resolução Pacífica de Conflitos.
A participação do DNOCS no comitê reafirma o compromisso institucional com a transparência, a escuta ativa e a construção de um serviço público mais acessível, eficiente e conectado com as reais demandas da população.