Notícias
DNOCS participa de seminário para atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação no Ceará
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) marcou presença no primeiro dos três seminários estaduais voltados à atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (PAE-CE), realizado nos dias 22 e 23 de julho, em Fortaleza. Representando a Autarquia, participou Raquel Pontes, chefe da Divisão de Gestão Estratégica e membro titular da Comissão Nacional de Combate à Desertificação.
No evento, Raquel Pontes apresentou, juntamente com Liduína Carvalho, técnica da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, o Programa Estadual de Combate à Desertificação (PAE-CE), elaborado em 2010, destacando sua importância como instrumento orientador das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da desertificação no estado.
O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Sudene e Governo do Estado do Ceará, por meio da Sema, tem como objetivo revisar, de forma colaborativa, o plano que orienta as ações públicas no enfrentamento da desertificação e da seca no estado. A participação do DNOCS reforça o compromisso histórico da Autarquia com o desenvolvimento sustentável do semiárido brasileiro.
“É fundamental que o DNOCS esteja presente nesses espaços de construção coletiva. O enfrentamento à desertificação exige integração de esforços, planejamento técnico e políticas públicas consistentes”, destacou Raquel Pontes durante o encontro.
Além de Fortaleza, os seminários também acontecerão nas cidades de Jaguaribe (28 e 29 de julho) e Crato (31 de julho e 1º de agosto). O processo integra o Programa de Ação Contra a Desertificação (Proades Univasf), que prevê a atualização dos planos estaduais com base nas diretrizes do Plano de Ação Brasileiro (PAB), com conclusão prevista até setembro de 2025.