Notícias
DNOCS participa de debate sobre conquistas e desafios dos Perímetros Irrigados no Vale do Jaguaribe
Entre os dias 12 e 14 de novembro, foi realizada a EXPOAGRO do Vale do Jaguaribe, um dos principais eventos voltados ao agronegócio na região. No dia 13 de novembro, o Coordenador do DNOCS no Ceará (CEST/CE), Joacir Moreira, participou da programação integrando o debate “Perímetros Irrigados: Conquistas e Desafios”.
O painel contou com a presença de representantes da FAPIJA, do DISTAR e da AUDIPIN, instituições que administram, em parceria com o DNOCS, os três maiores perímetros irrigados da região, Tabuleiros de Russas, Morada Nova e Jaguaribe-Apodi, todos pertencentes ao DNOCS. A conversa, mediada pelo vice-prefeito de Limoeiro do Norte, Chico Baltazar, trouxe reflexões sobre o papel estratégico desses perímetros para o desenvolvimento econômico e social do Vale do Jaguaribe.
Durante o debate, Joacir Moreira ressaltou a importância do trabalho realizado nos perímetros irrigados do DNOCS e como eles contribuíram para transformar o cenário produtivo da região. Ele lembrou que os perímetros geram emprego, renda e impulsionam a economia local ao diversificar e fortalecer a produção agrícola.
Segundo o coordenador, além das conquistas já alcançadas, ainda existem desafios que precisam ser enfrentados, especialmente no que diz respeito ao fortalecimento dos pequenos e médios produtores, das empresas envolvidas nos pequenos negócios, ao uso racional e otimizado da água e às condições de acesso a linhas de financiamento que possam ampliar o desenvolvimento local.
“Viemos debater os desafios e as conquistas dos perímetros irrigados da região jaguaribana. Observamos o que esses perímetros produzem, como geram emprego e renda e de que forma contribuíram para mudar o perfil econômico e social da região. São muitas conquistas, mas também há desafios, como a necessidade de políticas públicas que fortaleçam pequenos e médios produtores e as empresas dos pequenos negócios, além do uso racional da água, sua otimização, as linhas de financiamento e as condições adequadas para o desenvolvimento.”, destacou Joacir Moreira.
A presença do DNOCS no evento reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável dos perímetros irrigados e com o diálogo permanente entre gestores, produtores e representantes das entidades responsáveis pela administração dessas importantes áreas produtivas.