Notícias
DNOCS marca presença na retomada da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD)
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) esteve representado na cerimônia de instalação e posse dos novos membros da Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD), realizada nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2025, em Brasília-DF. A chefe da Divisão de Gestão Estratégica do DNOCS, Raquel Cristina Batista Vieira Pontes, participou do evento e tomou posse como integrante da Comissão, reafirmando o compromisso institucional da Autarquia com o desenvolvimento sustentável do Semiárido e o enfrentamento aos efeitos da desertificação e da seca.
A retomada da CNCD ocorre em um momento simbólico: no dia 28 de abril, data em que também se celebra o Dia Nacional da Caatinga, bioma exclusivo do Brasil e de grande importância para milhões de brasileiros que dependem de seus recursos. A abertura do evento aconteceu no auditório do IBAMA, com uma programação que destacou a relevância das políticas públicas voltadas à conservação da Caatinga e à proteção dos povos que nela vivem.
Durante a cerimônia de instalação da Comissão, estiveram presentes autoridades de destaque, como a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; o secretário executivo do MMA, João Paulo Capobianco; e o presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho. O evento foi marcado por falas que reforçaram o papel essencial da CNCD como espaço estratégico para articular políticas públicas interinstitucionais e intergovernamentais no combate à desertificação e à degradação das terras no Brasil.

- ..
Criada com caráter consultivo e deliberativo, a Comissão Nacional de Combate à Desertificação tem como missão promover ações integradas de enfrentamento à desertificação, adaptação à seca e mitigação de seus impactos, além de monitorar compromissos internacionais assumidos pelo Brasil nas Conferências das Partes (COPs) da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). A Comissão também tem a atribuição de estimular a cooperação entre entes federativos, analisar propostas legislativas, propor ajustes em políticas públicas e contribuir para a erradicação da pobreza e promoção do desenvolvimento sustentável.
Além da instalação oficial, a 7ª Reunião Ordinária da CNCD, nos dias 29 e 30 de abril, permitiu o debate de temas centrais como a estrutura organizativa da Comissão, a definição de câmaras técnicas, estratégias para participação na COP30 do Clima (que ocorrerá em novembro em Belém-PA) e a 3ª ICID – Conferência Internacional sobre Clima e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, marcada para setembro em Fortaleza-CE.
A participação do DNOCS na CNCD reforça sua trajetória histórica no combate aos efeitos da seca e na busca por soluções integradas para garantir a resiliência dos ecossistemas e das populações do semiárido. Ao assumir um assento na Comissão, o Departamento reafirma sua vocação técnica e política de contribuir para a construção de um Brasil mais sustentável, justo e preparado para os desafios climáticos do presente e do futuro.