Notícias
DNOCS incentiva Escuta Psicológica Qualificada
Servidores, terceirizados e estagiários do DNOCS participaram no auditório da Autarquia da apresentação do Projeto Otophilos – Escuta Psicológica Qualificada. O Otophilos é um projeto de psicologia de iniciativa do estagiário Sérgio da Silva Gregório, bacharelando em Psicologia pela Unifor e da divisão de Gestão de Pessoas, através do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas e da Seção Médico-Social, sob a supervisão das gestoras Reijane Rodrigues e Ilmacir Machado.
O encontro foi aberto com a palestra da gestora Reijane Rodrigues sobre os fatores ligados aos transtornos mentais relacionais ao trabalho e o cuidado que devemos ter com a saúde mental. Segundo Reijane Rodrigues “ em 2020 a depressão será uma das maiores causas de doenças de afastamento do trabalho”.
Reijane Rodrigues encerrou chamando atenção para o projeto Otophilos e sua missão que é possibilitar a qualidade de vida no trabalho em seus diversos aspectos: emocional, laboral, interpessoal e, também, no enfrentamento das principais dificuldades relacionadas a pré e pós aposentadoria dos servidores.
O bacharelando em Psicologia e estagiário do DNOCS, Sérgio Gregório, explicou que os atendimentos acontecem no Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas, na sala Orós, por estudantes de psicologia, supervisionados. Ressalta-se que são seguidos os mesmos critérios do código de ética do psicólogo, com sigilo total das escutas.
No encerramento ele fez questão de chamar atenção para as etapas de escuta, desenvolvimento e integração. “Temos que preservar a saúde emocional, mental. O quanto temos de nos importar com os outros. “Temos que ser Humanos”.
Acompanharam as palestras os gestores da Divisão de Gestão de Pessoas, Marley Cisne de Morais e Maria Rocicler Cabral de Aragão.