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DNOCS está implantando o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial - SIADS
Com foco na busca pela eficiência dos gastos públicos e na melhoria do desempenho institucional, A Diretoria Administrativa - DA do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, por meio da Divisão de Recursos Logísticos - DA/DRL, está implantando o Sistema Integrado de Gestão Patrimonial - SIADS. Esta ferramenta faz parte das medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal.
Siads é uma ferramenta que se destina à informatização e à operacionalização do gerenciamento e controle dos estoques de bens móveis, permanentes e de consumo, de bens intangíveis e frota de veículos.
O sistema permite o controle permanente de depreciação dos bens, viabiliza a realização de inventário eletrônico em plataforma mobile e amplia a automação do registro contábil, ao possibilitar que o ato e fato das ações administrativas sejam registrados no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), em tempo real por meio do Siads.
O Siads está aderente a Lei nº 4.320/64 que estabelece as normas de controle de orçamentos e balanços, ao Decreto nº 9.373/18 que regulamenta a movimentação e desfazimento de materiais, a IN nº 205/88 que trata de gestão de materiais e ao Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).
Além dessas legislações, o sistema é continuamente atualizado para estar em consonância com as definições governamentais sobre gestão de materiais e está disponível para uso pelas instituições públicas mediante contratação específica.
Finalidade: reconhecimento periódico da depreciação e da amortização desses bens, realizar o inventário eletrônico e automatizar o registro contábil integrado ao Siafi, em tempo real.
Quem deve utilizar: o Siads é de uso obrigatório pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais dependentes, conforme Portaria nº 232, de 2 de junho de 2020.
VANTAGENS DO USO DA PLATAFORMA
- promove a eficiência dos gastos públicos;
- promove o bom gerenciamento patrimonial permitindo o reaproveitamento de bens, evitando aquisições desnecessárias;
- potencializa a racionalização financeira, processual e de pessoas;
- sistematiza os registros contábeis dos estoques, bens móveis, permanentes e de consumo, e bens intangíveis (aderente ao PCASP);
- proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
- infraestrutura centralizada, sem custos para novos aderentes.
A Implantação do SIADS no DNOCS estão ocorrendo nas Unidades Organizacionais (UGs) da Administração Central (193.002), Coordenadoria Estadual do Ceará (193.003), Coordenadoria Estadual de Alagoas (193.007), Coordenadoria Estadual de Sergipe (193.008) e Coordenadoria Estadual de Minas Gerais (193.010). Diversos procedimentos operacionais estão em andamento como: Criações de Novas Unidades Organizacionais (UORGS), Codificações de Materiais de Consumo e Permanentes (CADMAT), Análises e Ajustes de Cargas Patrimoniais e Bens, Cadastramentos de Bens de Consumos e Permanentes nas novas Unidades Organizacionais (UORGS).
Fontes: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/siads-1 e https://www.gov.br/tesouronacional/pt-br/contabilidade-e-custos/gestao-patrimonial/siads