Notícias
DNOCS inicia montagem da adutora Jaguaribe-Apodi
A adutora de Jaguaribe/Apodi constituída de duas tubulações em paralelo de diâmetro 1.200mm sofreu ruptura de um dos tubos e com a pressão em torno de 12 kgf a água literalmente cavou todo o material de sustentação abaixo da mesma, ocasionando a queda das tubulações que se desconectaram.
Inicialmente foram retirados os tubos um a um para o pátio da EBP do perímetro, onde estão sendo recuperados. Concomitantemente está sendo refeita toda terraplenagem, visto que, após o acidente, apareceu um buraco de quase 60 metros de profundidade.
"Vamos refazer os blocos de concreto, suportes das tubulações. Quando chegarem os selos de borracha e as juntas Dresser iniciaremos a remontagem da adutora. Aproveitando a paralisação estamos fazendo manutenção nos dois registros tipo borboleta", afirma o engenheiro do DNOCS, Roberto César de Abreu Nogueira.
Com o acontecido as cidades de Limoeiro do Norte, Russas e Quixeré tiveram o fornecimento de água cancelado. O abastecimento está sendo feito através de caminhão pipa. As mais prejudicadas estão sendo a agricultura e a pecuária.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas garante que a montagem de linha da adutora será iniciada nos próximos dias. Mesmo com o contingenciamento os recursos utilizados são do DNOCS e da Federação das Associações dos Perímetros Irrigados do Jaguaribe/Apodi - FAPIJA.