Notícias
DNOCS e Fepesba tratam de Convênio de Cooperação Técnica
O coordenador Estadual do DNOCS na Bahia, Heraldo Rocha e o presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fepesba)
, Raimundo Costa, trataram dos termos para uma parceria entre as entidades. Durante o encontro, ficou decidido a formalização de um convênio de cooperação técnica entre os órgãos, para implantação de projetos produtivos de piscicultura no interior do Estado.
De acordo com Heraldo Rocha, o objetivo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas é estimular o peixamento de áreas propícias como barragens e açudes e estimular o desenvolvimento econômico e social de populações ribeirinhas em todo o estado, a partir da produção de alevinos da Estação de Piscicultura Oceano Atlântico Linhares, em Itiúba, localizada no Perímetro do Açude de Jacurici do DNOCS.
A estação tem capacidade de produção de 10 milhões de alevinos mês, porém, com a seca que atinge as barragens sua produção hoje é de 10% deste total. "Temos a tecnologia, a disponibilidade e a vontade de ajudar para o desenvolvimento das colônias de pesca”, diz Heraldo Costa.
A intenção do presidente da Fepesba é contar com o apoio da Coordenação de Pesca e Aquicultura do DNOCS para implantação de projetos produtivos de piscicultura a ser administrado pelas colônias. “Nossa ideia é juntar a mão-de-obra que temos disponível em todo o estado, nas colônias, e o suporte e conhecimento técnico do DNOCS para fornecer aos pescadores baianos mais uma alternativa produtiva e de geração de renda, a piscicultura”, pontuou Raimundo Costa.
O convênio pretende abranger todas as colônias confederadas localizadas em áreas de seca na Bahia, estimulando o uso consciente de recursos hídricos como barragens e açudes, e incentivar a produção de alimentos e alternativas de produção nessa época de seca. “Nossa proposta é, além da geração de renda, estimular o uso sustentável da água, estimulando os pescadores a adotarem métodos apropriados à sua realidade”, concluiu o presidente da Fepesb.