Notícias
DNOCS discute Barragem Poço de Varas no Rio Grande do Norte
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e com o apoio da administração municipal de São Miguel/RN, organizou uma Audiência Pública, na última terça-feira (22), no auditório do Centro Cultural Micaelense, localizado no município de São Miguel, no estado do Rio Grande do Norte.
O foco do evento foi a apresentação do projeto executivo e dos estudos socioeconômicos e ambientais necessários que visam atender às etapas de licenciamento para a construção da Barragem Poço de Varas. Essa barragem está localizada no município de Coronel João Pessoa/RN, abrangendo também São Miguel, no mesmo estado.
Na ocasião, estiveram presentes, para discutir o tema, os servidores da Autarquia, Regis Muratori, Chefe da Divisão de Projetos, Everaldo Pereira, Chefe do Serviço de Estudos Ambientais, o Chefe substituto do Serviço de Projetos, Marcus Rangel, também o Chefe da Unidade de Campo da Bacia do Apodi, Lailton Alencar, além do Engenheiro de Pesca, Fausto Magalhães.
De acordo com o chefe do serviço de estudos ambientais do DNOCS, Everaldo Pereira, a iniciativa demonstra um compromisso conjunto para abordar as demandas cruciais de abastecimento hídrico, desenvolvimento regional e preservação ambiental. A Barragem Poço de Varas é um projeto que desperta grande interesse, pois oferece potencial não apenas para garantir o fornecimento de água, mas também para mitigar os efeitos das secas recorrentes que afetam a região. A colaboração entre entidades governamentais reflete a importância de enfrentar desafios complexos e de grande alcance.
“Questões que envolvem o impacto ambiental, a viabilidade econômica, os benefícios sociais e as medidas de mitigação foram levantadas e discutidas. A transparência e a democratização desse diálogo são fundamentais para garantir que a construção da barragem seja conduzida de maneira responsável, considerando os diversos aspectos envolvidos”. Ressaltou, Everaldo Pereira.
A Barragem Poço de Varas também tem o potencial de fomentar a economia local por meio da criação de empregos durante a fase de construção e da promoção de atividades relacionadas, como o turismo sustentável e a agricultura. Contudo, a conscientização sobre a importância de equilibrar tais avanços com a preservação ambiental é uma preocupação constante dos órgãos responsáveis, e a atuação conjunta do DNOCS e do IDEMA visa garantir que os impactos negativos sejam minimizados.
Na ocasião, as comunidades atingidas tiveram a oportunidade de compreender mais profundamente o escopo do projeto, suas implicações e seus benefícios, além de contribuir com sugestões e questionamentos. A construção da Barragem Poço de Varas é um exemplo notável de como a colaboração entre entidades governamentais e a participação da comunidade podem convergir para soluções sustentáveis e abrangentes, enfrentando os desafios da escassez de água e da promoção do desenvolvimento equilibrado.
Na ocasião também estiveram presentes representantes de entidades como a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos/RN (SEMARH), Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte, (IGARN), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, (EMATER), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, (IDEMA), além dos representantes dos municípios de São Miguel, Coronel João Pessoa e Venham Ver, da Comunidade Quilombola Comum, assim como também o representante do consórcio que elaborou o projeto e os estudos.