Notícias
DNOCS comemora 108 anos de atuação
Mais antiga instituição federal com atuação no Nordeste, O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) completa 108 anos de existência no próximo dia 21. O Órgão criado para construir o Nordeste hídrico, promove nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20) solenidades, palestras, lançamento de publicações e apresentação de documentário.
Primeiro Órgão a estudar a problemática do Semiárido, a Instituição foi criado em 21 de outubro de 1909, sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS). Em 1919, passou a ser denominado de Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) antes de assumir sua denominação atual, recebida em 1945.
Durante seus 108 anos de existência, o DNOCS construiu 327 barragens, distribuídas por todo o território do semiárido brasileiro, com capacidade de acumulação superior a 27 bilhões de m³ de água. Tem sob sua responsabilidade 37 perímetros de irrigação implantados e em operação. São 13 estações de piscicultura e um Centro de Pesquisas em Aquicultura, além de atuar em diversas outras áreas, como na perfuração de poços artesianos, construção de adutoras e combate à desertificação .
Com 1.504 servidores, é importante destacar que o DNOCS continua desenvolvendo ações que busquem garantir o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a permanência com qualidade de vida das populações