Notícias
DNOCS celebra lançamento de livro sobre barragens
A trajetória de décadas dedicadas à engenharia de barragens no Nordeste brasileiro será eternizada em mais uma obra de Luiz Hernani de Carvalho, engenheiro civil e servidor aposentado do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). No dia 30 de abril de 2025, a Academia Cearense de Engenharia (ACE) foi selecionada no edital de patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), garantindo os recursos para a publicação do livro “100 Barragens: Aspectos Técnicos e Curiosidades”, de autoria do professor e engenheiro Luiz Hernani. Esta será a primeira obra editada oficialmente sob a chancela da ACE, reforçando o compromisso da entidade com a valorização do conhecimento técnico produzido no Ceará e na região Nordeste.
Natural de Acopiara, no Ceará, Luiz Hernani formou-se engenheiro civil pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, em 1957. Com uma carreira marcada pela dedicação ao serviço público e à docência, foi chefe da Divisão de Barragens do DNOCS por duas décadas, onde atuou por um total de 40 anos. Também foi professor do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (UFC) durante 30 anos, formando gerações de engenheiros e técnicos especializados em recursos hídricos.
Com oito livros já publicados, incluindo os quatro volumes da série Barragens de Terra, Luiz Hernani retoma, em 100 Barragens: Aspectos Técnicos e Curiosidades, a missão de documentar, com riqueza de detalhes e sensibilidade técnica, a história e a complexidade por trás de obras que transformaram a vida de milhares de nordestinos. O livro, dividido em dois volumes, apresenta análises técnicas, registros históricos e episódios curiosos sobre cem barragens construídas, em sua maioria, pelo DNOCS. A obra é também um tributo às equipes de mestres de obras e engenheiros que, mesmo com recursos limitados, deixaram um legado de infraestrutura e desenvolvimento regional.
“Nos meus tempos de menino, ouvia dos mais sábios que um homem se realiza quando lhe é dado fazer três coisas: construir uma obra, escrever um livro e ter um filho. Fiz muitas obras, e grandes. Escrevi alguns livros e tive a felicidade de, com minha querida esposa Vilma, termos quatro jovens que dignificam os seus pais”, relembra o autor, emocionado, ao comentar a publicação. Hoje, um de seus filhos, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, segue sua trajetória profissional, ocupando o cargo de engenheiro Diretor de Infraestrutura Hídrica do DNOCS, em uma clara demonstração de continuidade e compromisso com o legado do pai. O autor também faz questão de reconhecer o apoio fundamental da família durante a elaboração do livro: “Devo muito ao amor e dedicação como estes relatos foram cuidados pelo modo silencioso, mas atencioso da minha querida filha Maria Vilma, e pela dedicação da minha filha Lúcia Maria, que pacientemente, sempre aturou os caprichos até desmesurados do pai”.
Além de seu valor técnico, a obra cumpre o papel de preservar a memória institucional do DNOCS e reforçar a importância da manutenção e operação das barragens, muitas das quais, após inauguradas, passam à gestão de órgãos estaduais. Luiz Hernani destaca que esse legado precisa ser assumido com responsabilidade, conforme previsto em lei, para que os benefícios sociais e econômicos dessas estruturas continuem a alcançar as populações do semiárido.
O DNOCS se orgulha de ter contado com a contribuição de Luiz Hernani de Carvalho ao longo de sua história e celebra a publicação de mais este livro, que representa um marco na valorização da engenharia brasileira e no reconhecimento dos profissionais que ajudaram a moldar o Nordeste.