Notícias
DNOCS irá cumprir cronograma referente a revitalização e restauro do Açude Cedro
DNOCS se propôs a cumprir o cronograma exigido e contratará consultor para finalizar o projeto da obra.
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) na manhã de hoje (29), se fez presente na audiência pública que tratou a respeito do restauro e revitalização do Açude Cedro, realizada no auditório do Campus do IFCE, em Quixadá. O DNOCS se propôs a cumprir o cronograma referente aos prazos exigidos pela 23ª Vara da Justiça Federal.
Na audiência foi abordada as devidas necessidades referente às obras de um dos parques históricos e ambientais mais importantes do Ceará e do Brasil, o conjunto arquitetônico e natural do Açude Cedro, que contará com a contratação de um consultor para que possa finalizar o projeto de restauração e revitalização, que logo mais será explanado pela Autarquia. Estiveram presentes, o Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, o Diretor Administrativo, Gustavo Medeiros, o Procurador Federal do DNOCS, Arlem Queiroz, o Coordenador Estadual do DNOCS-CE, Hermenegildo Sousa e o juiz da 23ª Vara Federal, Ricardo José Brito Bastos Aguiar de Arruda, além da imprensa local, ambientalistas, estudantes, acadêmicos e permissionários dos lotes do Dnocs.
Conhecido pelo belo espelho d'água e seus monólitos, como a pedra da Galinha Choca, assim conhecida, o Açude Cedro tornou-se candidato a receber o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), o mesmo encontra-se localizado no entorno de Quixadá, a cerca de 7Km do Centro da cidade, e tem a capacidade total de armazenamento de 128 milhões de metros cúbicos de água.