Notícias
Diretor Geral realiza palestra sobre ações do DNOCS
O Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, realizou palestra na Academia Cearense de Engenharia, sobre açudagem, irrigação, pe
rfuração de poços, piscicultura, desertificação e gestão de recursos hídricos.
Angelo Guerra chamou atenção dos participantes sobre a atual situação do órgão. Segundo ele o DNOCS para toda sua área de atuação em nove Estados, tem atualmente 1.800 funcionários, mas só em uma semana, assinou a aposentadoria de dez servidores e a grande maioria já está em condições de pedir suas respectivas aposentadorias. “O DNOCS não pode se acabar pois ainda tem uma grande missão a cumprir em nossa Região”, afirmou.
Na palestra, Angelo Guerra, falou que uma das grandes preocupações do DNOCS na atualidade é a questão do combate à desertificação que, institucionalmente, é de sua atribuição.Citou a interessante proposta do professor Theophilo Ottoni a qual tem mpor finalidade “ a regularização espacial de vazões” que visa, em última instância, a “regeneração dos ecossistemas hídricos das bacias hidrográficas do semiárido nordestino”.
O engenheiro Cássio Borges se comprometeu manter entendimentos com os filhos do professor para recuperar este documento. Cássio referiu-se, ainda, a um grande projeto realizado pelo DNOCS denominado Programa da Açudagem em Cooperação. Foram mais 900 açudes de pequeno porte construídos na região nordestina e cerca de 600 somente no estado do Ceará.