Notícias
Diretor-Geral do DNOCS participa de eventos com a presença do ministro Waldez Góes em Tauá/CE
O Diretor-Geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Fernando Leão, acompanhou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIRD), Waldez Góes, em solenidades no município de Tauá/CE, nesta sexta-feira (25/08). O ministro apresentou o programa “Novo Rotas de Integração Nacional”, uma iniciativa do Governo Federal, através do MIRD, que visa a promoção do desenvolvimento regional através da estruturação das cadeias produtivas. O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da prefeita Patrícia Aguiar e de diversas autoridades.
Na ocasião, foi assinada pelo Diretor-Geral da Autarquia a portaria que estabelece a Rotas de Integração Nacional, que trata da integração das redes de arranjos produtivos locais e cadeias produtivas estratégicas voltada à inclusão produtiva e ao desenvolvimento sustentável das regiões do País priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Essas áreas prioritárias estão situadas no semiárido e na faixa de fronteira brasileira. São 11 Rotas reconhecidas: Açaí, Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação. No Brasil são 64 polos instalados em 17 estados e no Distrito Federal, beneficiando as comunidades em 1.249 municípios do País.
Segundo Fernando Leão, criar mecanismos que auxiliem as populações do semiárido é garantir mais qualidade de vida para as pessoas e incremento à economia da Região. “Através da atuação do DNOCS, as comunidades inseridas no semiárido nordestino têm conseguido o apoio necessário para superação das adversidades climáticas, criando condições favoráveis de geração de emprego e renda para o homem do campo. A Rota da Integração Nacional é um reflexo do compromisso contínuo do Governo Federal, do MIDR e seus entes em promover a coesão territorial e garantir oportunidades de crescimento, incluindo as regiões semiáridas. Ao facilitar o fluxo de pessoas, bens e ideias, estamos construindo pontes que transcendem barreiras geográficas e unem nossos estados em uma rede mais unificada”.
Ainda em Tauá, o Ministro Waldez Góes e o diretor-geral do DNOCS, Fernando Leão, acompanhados do governador Elmano e da prefeita Patrícia, participaram de solenidade de inauguração do sistema adutor Arneiroz-Sertão dos Inhamuns. A obra tem 42 quilômetros de extensão e faz parte do Projeto Malha D’água. Quando estiver em funcionamento vai contribuir com o abastecimento dos municípios de Tauá, Parambu e Catarina, beneficiando mais de 61 mil pessoas.