Notícias
Diretor administrativo do DNOCS participa de reunião sobre Complexo Oiticica
O diretor administrativo do DNOCS, Gustavo Medeiros, esteve presente na reunião sobre a retomada da obra de Nova Barra de Santana (Complexo Oiticica), que aconteceu na Igreja de Barra de Santa, no Rio Grande do Norte.
Durante a reunião uma das moradoras falou em nome da comunidade. Érica Silva comentou sobre sua expectativa para o desdobramento da situação. “É angustiante dormir e acordar sem saber quando a gente vai pra lá. O nosso sonho é ver a obra física concluída e a gente na nossa casa, vivendo a nossa vida”.
O procurador-geral, Luís Antônio Marinho, e o adjunto, José Duarte Santana, estavam presentes à reunião e explicaram acerca dos pontos pendentes.”Nós estamos aqui para que os processos e procedimentos tenham a agilidade que a comunidade cobra e merece”, afirmou Marinho. O procurador adjunto, Santana, é quem ficou responsável por levar o acordo do distrato ao juiz federal e dar encaminhamentos a outras pendências.
“Esta obra além de física é também social. E quando tem aspecto social, aumenta seu grau de importância porque tem o sonho de vocês. E nós garantimos que o calendário será cumprido até dezembro de 2020”, esclareceu, José Duarte Santana.
A PGE se comprometeu a encaminhar a solução quanto à contratação da nova empresa que vai retomar a construção da Nova Barra. “Asseguramos que dentro de poucos dias os trabalhos serão reiniciados”, garantiu.
A pauta constava, além, da Nova Barra de Santana e Cemitério e de outras reivindicações, tais como: implantação de agrovilas para família de agricultores sem terra; indenizações da atual Barra de Santana; construção da estrada de contorno; e supressão de 6 mil hectares de vegetação na bacia hidrográfica da barragem de Oiticica.
Vale ressaltar que a barragem de Oiticica é a maior obra de infraestrutura hídrica em andamento no RN e será o terceiro maior reservatório do estado. O orçamento gira em torno de R$ 550 milhões, e irá beneficiar cerca de 800 mil indivíduos em 43 municípios do Rio Grande do Norte.
A barragem que possui capacidade para 556 milhões de metros cúbicos, receberá águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, ofertando água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central.
O movimento articulado pelo Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários, ainda contou com a participação dos senadores Jean Paul Prates e Zenaide Maia; da governadora Fátima Bezerra; do vice-governador Antenor Roberto; do diretor do Idema, Leon Aguiar; do diretor do DER-RN, Manoel Marques; do secretário de Infraestrutura, Gustavo Rosado; da equipe da Defesa Civil do RN, do prefeito de São Fernando, Polion Maia, representando os prefeitos da região; e do diretor da Fetarn, Francisco de Assis Araújo.