Notícias
Dia Internacional das Mulheres na Engenharia
A engenheira civil do DNOCS Zita Timbó fez parte de um painel de debates, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres Engenheiras, que aconteceu nesse ano, pela primeira vez, na Universidade Federal do Ceará ( UFC).
O evento que ocorreu no Auditório Cândido Pamplona, teve início com uma homenagem à primeira mulher graduada em Engenharia no Ceará: Aracy Furtado. Enfrentando preconceitos dentro da própria família – o pai achava que ela devia graduar-se em Medicina e a mãe dizia que Engenharia era coisa de "mulher-macho" –, Aracy foi a única mulher da turma de Engenharia Civil do ano de 1962, da UFC.
Uma outra homenageada foi Zitá Timbó, formada na UFC em dezembro de 1978. Ela recebeu com grande satisfação o convite para participar do Painel de Debates.
- “Esta, com certeza, foi uma das maiores honrarias que recebi ao longo da minha trajetória profissional, principalmente por ter sido lembrada na minha querida Escola de Engenharia da UFC, onde estudei e aprendi a ser Engenheira de que hoje me orgulho”, disse ela.
Zita Timbó agradeceu aos professores da Universidade Federal do Ceará pela grande parte do conhecimento teórico adquirido. “ A prática dedico ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, onde executei tal aprendizado”, concluiu a engenheira.
O Dia Internacional das Mulheres na Engenharia é uma proposta pioneira da Women’s Engineering Society (WES) no Reino Unido. O evento tem como objetivo difundir amplamente as carreiras incríveis em engenharia para as mulheres, conhecer e celebrar as conquistas de engenheiras de destaque.