Notícias
Dia do Pescador: DNOCS parabeniza pescadores e reafirma compromisso com o desenvolvimento da aquicultura
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) celebra, no próximo 29 de junho, o Dia do Pescador, data dedicada a homenagear homens e mulheres que vivem da pesca e contribuem significativamente para a segurança alimentar e econômica do país. A data é também um momento para reforçar o compromisso da instituição com ações que apoiam e fortalecem a pesca e a aquicultura no semiárido brasileiro.
Por meio da promoção da segurança hídrica, o DNOCS garante que os reservatórios sob sua gestão estejam em condições adequadas para o desenvolvimento sustentável da pesca. São mais de 300 açudes públicos em diversos estados do Nordeste. Além disso, a Autarquia tem investido fortemente em ações de fomento à aquicultura, promovendo capacitações técnicas, apoio a associações de pescadores, através dos peixamentos, e incentivo à piscicultura familiar.
Uma das iniciativas de destaque são os peixamentos realizados pelo DNOCS, onde milhões de alevinos de espécies nativas, como tilápia, tambaqui, entre outros, são soltos nos açudes públicos, reforçando os estoques pesqueiros e garantindo fonte de renda para pescadores artesanais e alimentação de qualidade para milhares de famílias. Somente em 2024, mais de nove milhões de alevinos foram distribuídos em ações de peixamento em comunidades do sertão nordestino.
A pesca no Brasil movimenta uma cadeia produtiva ampla, com cerca de 1 milhão de trabalhadores diretos e indiretos envolvidos na atividade, de acordo com dados do IBGE. O país possui grande potencial aquícola, com destaque para os estados do Nordeste, onde a piscicultura em reservatórios públicos representa uma importante alternativa econômica em regiões de clima semiárido.
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) lançou esse mês o Boletim RGP Profissionais, que traz informações sobre o Registro Geral da Atividade Pesqueira no Brasil. Segundo os dados levantados pela Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa da Pesca e Aquicultura (SERMOP), do MPA, 49% do público é formado por mulheres e 99,7% são pescadores e pescadoras artesanais. Além disso, 87,7% dos pescadores e aquicultores têm o peixe como produto principal.
Neste 29 de junho, o DNOCS reafirma seu papel histórico de apoio ao desenvolvimento do Nordeste e à valorização dos trabalhadores da pesca, com ações que promovem sustentabilidade, inclusão social e dignidade para quem vive dos rios e açudes.
Saiba mais
O Dia do Pescador é celebrado em 29 de junho por ser o dia dedicado a São Pedro, considerado o padroeiro dos pescadores. Segundo a tradição cristã, São Pedro foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo e antes disso era pescador. A data é comemorada com festas religiosas e homenagens em várias comunidades ribeirinhas e litorâneas do país, reforçando a importância cultural e espiritual dessa profissão.