Notícias
Crise Hídrica é tema de Audiência Pública
O DNOCS participou nesta quinta-feira ,23, de audiência Pública, na Câmara Municipal de Fortaleza, onde foi discutida a crise hídrica no Ceará. O evento fez parte do Dia Mundial da Água. A proposição foi da vereadora Larissa Gaspar (PPL). O órgão foi representado pela engenheira civil, Maria Zita Timbó.
A vereadora Larissa Gaspar destacou a importância de discutir a crise hídrica que vive a cidade de Fortaleza e o Estado do Ceará. A parlamentar chamou atenção para que a água seja reconhecida como integrante do planeta para garantir a vida de seres humanos, animais e vegetação. Cerca de 70 por cento do planeta é formado por água, mas de todo esse montante apenas 0,007 por cento está disponível para o consumo humano.
O diretor de planejamento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos – COGERH, Ubirajara Patrício, relatou que o Ceará precisa conviver com a irregularidade climática. A engenheira civil, Maria Zita Timbó, falou da importância do DNOCS. Segundo ela , 70 por cento da água consumida por Fortaleza vem do açude Castanhão. “ Se não fosse o Castanhão e o Orós, Fortaleza teria entrado em colapso hídrico desde 2012”
O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas – ONU em 22 de março de 1992.