Notícias
Coordenadoria de Pernambuco (CEST/PE): DNOCS realiza capacitação voltado para inspeções de Barragens com Drones
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a sede da Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em Pernambuco, foi palco de um evento de capacitação voltado para inspeções de barragens utilizando drones e suas aplicações práticas.
O encontro reuniu especialistas renomados, incluindo Laysa Arão, Chefe de Serviços Técnicos da CEST/PE e responsável pelo monitoramento de barragens na coordenadoria; Renato Mahon, coordenador da área de transportes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Rhassanno Patriota, perito criminal federal especializado em monitoramento de obras públicas com drones; e Monike Marques, consultora da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE, atuante no georreferenciamento de obras com drones.
O evento teve como objetivo capacitar os participantes com base nas inspeções realizadas em conformidade com o termo de execução centralizada firmado entre o DNOCS e a UFPE. Durante as palestras e demonstrações, foram apresentados os benefícios do uso de drones para otimizar as inspeções, melhorar a análise de dados e, consequentemente, contribuir para decisões mais eficazes sobre a manutenção e recuperação das barragens inspecionadas.
A programação proporcionou oportunidade de aprendizado e troca de experiências entre servidores e colaboradores da Autarquia, representantes de órgãos de segurança de barragens, como as Defesas Civis Estadual e Municipal, a Secretaria de Recursos Hídricos, a Agência Pernambucana de Águas e Clima, além de profissionais da área e estudantes de engenharia.
De acordo com Laysa Arão, as capacitações foram voltadas à evolução da segurança e monitoramento de barragens utilizando tecnologia de ponta, como drones. “O treinamento nos mostra o quanto esta ferramenta pode proporcionar eficiência e precisão nas inspeções, permitindo a detecção precoce dos modos de falhas e os encaminhamentos das ações pertinentes a minimização de riscos”, destacou.
O evento também incluiu uma visita técnica à Barragem Jucazinho, uma das principais obras de abastecimento de água da região, onde os participantes puderam observar, na prática, as técnicas discutidas ao longo dos três dias de capacitação.

- .

- .
Serviço de Comunicação Social
Telefone (85) 3391-5121
E-mail: comunicacao@dnocs.gov.br