Notícias
Centro de Pesquisas treina alunos em Aquicultura e Tecnologia do pescado
O Centro de Pesquisas em Aquicultura, em Pentecoste, promove sistematicamente cursos de formação na área da aquicultura e tecnologia do pescado desde 1996. Sob a coordenadoria da engenheira agrônoma, Socorro Chacon, a última turma de 2017 teve o curso concluído no início deste mês. Podem participar estudantes de ensino médio e superior, bem como produtores e demais interessados nas atividades.
Dentre as disciplinas ofertadas estão: Limnologia Aplicada à Aquicultura, Recirculação de Água, Noções de Carcinicultura, Teste de Eficiência de Reversão Sexual/Sexagem em Tilápia, Sistemas de Cultivo de Peixes, Economia Pesqueira, Reprodução de Tilápias do Nilo, Sexagem e Masculinização, Despesca e Seleção de Larvas de Tilápia, Captura e Identificação Sexual de Tambaqui, Empreendedorismo, Reprodução Artificial de Tambaqui – Biópsia Ovariana, Análise Laboratorial, Hipofisação – Aplicação da 1a dose, Hipofisação de Tambaqui: 2a dose de hipófise, Sutura e Monitoramento da Hora Grau, Nutrição de Peixes e Camarões, Cultivo de Pirarucu, Hipofisação: Extrusão e Tecnologia do Pescado.
Na disciplina de Tecnologia do Pescado são abordados aspectos como: congelamento, defumação, salga, enlatamento, salmoura, uso de conservantes químicos, concentrados hidrolisados proteicos, farinha de pescado e fermentação.
São oferecidos três cursos regulares por ano. Foram treinados 465 alunos. O objetivo principal é compartilhar os conhecimentos da piscicultura com o público iniciante, como para a reciclagem de conhecimentos aos profissionais que trabalham na área.