Notícias
Barragem Figueiredo: novo prazo para conclusão de reassentamentos
Cento e vinte famílias que moravam na bacia do Açude Figueiredo, na área rural de Alto Santo - CE, foram reassentadas em decorrência da construção da Barragem. Em visita, nesta terça-feira (07), o DNOCS foi até a comunidade para ouvir as pendências ainda existentes e restabelecer um novo prazo para a aquisição de terras para produção das comunidades São José dos Famas e Agrovila.
A reunião foi realizada com a presença do Diretor Geral do DNOCS, Rosilônio Magalhães, e membros da Comissão de Fiscalização do Convênio N°001/2009, Augusto Tostes e Regina Gouveia. Foi esclarecido que o prazo do convênio será aditado por mais 12 meses, de modo a permitir a total conclusão do plano de trabalho referente às comunidades de São José dos Famas e Agrovila. Boa esperança I e Boa Esperança II, as outras duas comunidades reassentadas, já tiveram suas demandas atendidas no tocante a aquisição de terras para produção.
Além da aquisição de terras, deverão ser executadas as ações faltantes na construção de equipamentos sociais como escola, creche, posto médico, igreja, ginásio, praça e cemitério.
O Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará - IDACE, responsável pelas obras e ações de reassentamento, esteve presente na figura do superintendente, José Wilson Gonçalves, que se comprometeu em executar todas as pendências até o final de 2020.