Notícias
Audiência Pública discute Situação e Desafios dos Perímetros Irrigados do Ceará
A Situação e Desafios dos perímetros Irrigados no Estado do Ceará foi tema da Audiência Pública realizada na manhã desta segunda-feira (02/09), na Assembleia Legislativa. O deputado Nezinho Farias (PDT) defendeu a necessidade de se discutir com todos os técnicos ligados ao setor uma saída positiva para o momento.
O diretor Administrativo do DNOCS, Gustavo Medeiros, representando o Diretor Geral do Órgão Angelo Guerra, falou dos contingenciamentos de recursos, como um dos principais entraves para o fortalecimento da agricultura irrigada no momento. “O Presidente da República, Jair Bolsonaro se comprometeu a liberar R$37 milhões para a agricultura irrigada do Estado”, afirmou Gustavo Medeiros.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, Felipe Belchior, reforçou as palavras de Gustavo Medeiros e garantiu que o DNOCS vai melhorar a produção não só dos 14 perímetros irrigados do Ceará mas de todo o Nordeste, com a ajuda do Governo Federal.
Segundo o representante do ministério do Desenvolvimento Regional, Frederico Cintra, cabe ao Governo Federal reconhecer as várias deficiências do setor e traçar diretrizes de irrigação do País. Ele ressalta o quanto é importante a questão da gestão.
Estiveram presentes ainda à audiência o deputado Manuel Duca, os deputados federais José Guimarães e José Airton Cirino, o secretário-executivo da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), Dedé Teixeira, o Prefeito de Pentecoste, João Bosco, a Prefeita de Varjota, Célia Rodrigues, o presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente do Estado do Ceará (Comdetec), Roberto Cariri, o secretário-executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento econômico do Ceará(SDE), Silvio Carlos Ribeiro, o Presidente da FAEC, João Teixeira, o Presidente da FIEC, Bessa Júnior dentre outras autoridades.