Notícias
Audiência Pública discute os novos rumos do DNOCS
Os servidores da Administração Central do DNOCS em Fortaleza, acompanharam a audiência pública que discutiu os novos rumos do Departamento, nesta quarta-feira (06/07), realizada na Comissão de Legislação da Câmara Federal, por meio de um canal Youtube. A solicitação da audiência foi feita pela Associação dos Servidores do Órgão (ASSECAS).
Na ocasião, a secretária-executiva do Ministério da Integração Nacional, Emília Maria Ribeiro disse “o DNOCS é muito importante, inclusive por sua expertise com recursos hídricos, que pode atender a outras regiões do País". Ela disse também que o órgão precisa crescer e não diminuir. “Está em estado crítico, pulsando, apenas.” Fez um apelo aos ministérios do Planejamento e da Fazenda para a reposição de seus cargos e de seus funcionários, afirmando que não podemos perder o conhecimento do DNOCS.
Durante a audiência, o diretor geral substituto do DNOCS, George Pontes, reconheceu a necessidade de contratar servidores e salientou que o quadro de funcionários da instituição vem caindo ano a ano. Em 1989, eram 6 mil servidores, hoje, o órgão conta com 1.441 funcionários com vários deles em vias de se aposentar. Sobre a realização de concurso público, falou que o último foi em 2010, para apenas 80 vagas, das quais 30 já foram extintas, com a saída dos funcionários.
Já o diretor administrativo da ASSECAS, Clésio Jean Saraiva, fez um relato histórico das fases de atuação do órgão e destacou a necessidade de seu desenvolvimento e modernização.
A audiência foi conduzida pelo presidente da comissão, deputado Chico Lopes (PCdoB/CE), e contou com a participação do coordenador da Bancada Nordestina, deputado Júlio César (PSD-PI), da secretária-executiva do Ministério da Integração Nacional, Emília Maria Ribeiro, do coordenador geral de Estruturas do Departamento de Modelo Organizacionais do Ministério do Planejamento, Manuel Ferreira Filho.
Presentes, também, a audiência pública a diretora substituta do Departamento de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas, do Ministério do Planejamento, Rosângela Vieira Monteiro, do diretor geral substituto do DNOCS, George Saraiva Pontes, do presidente da Associação dos Servidores do DNOCS (ASSECAS), Roberto Morse, do diretor administrativo da Associação, Clésio Jean Saraiva, e de deputados federais como Mauro Benevides, entre outros.