Notícias
As chuvas que caem no Piauí transformam a paisagem e cinco barragens já sangram
Levantamento feito pelo DNOCS indica que cinco barragens já sangram por conta das fortes chuvas que atingem o Piauí neste começo de ano: As barragens de Ingazeiras, em Paulistana; Jenipapo, em São João do Piauí; Poço de Marruá, em Patos; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; e Nonato, em Dom Inocêncio já chegaram a sangrar por terem atingido 100% da capacidade.
Segundo o coordenador Estadual do Departamento, no Piauí, Djalma Policarpo, o DNOCS estuda abrir as comportas das cinco barragens que já sangraram para poder dar vazão à água e evitar transbordamentos maiores.
As barragens de Malhadinha, em Dirceu Arcoverde; e Salinas, em São Francisco, estão em nível de alerta. A primeira já está com 89% de sua capacidade, e esta segunda está com 77,05%.
Djalma Policarpo disse que a barragem de Dom Inocêncio apresentou pequenas fissuras em sua estrutura, mas que a situação é considerada segura e dentro do esperado. “ Todos os pontos considerados de preocupação estão sendo vigiados e nossos técnicos estão fazendo estudos para avaliar o que deve ser feito conforme a necessidade de cada barragem”, explica Djalma.