Notícias
Angelo Guerra participa de Seminário sobre a Transposição e Revitalização do Rio São Francisco
Deputados que compõem a Comissão Externa Sobre a Transposição do São Francisco, da Câmara Federal, vão visitar o canteiro de obras de construção dos canais e túnel do eixo norte da obra. A decisão foi adotada durante seminário para debater a transposição e revitalização do rio, realizada na Assembleia Legislativa do Ceará em parceria com a da Comissão Especial de Transposição do São Francisco do Legislativo Estadual, presidida pelo deputado Carlos Matos.
O deputado Raimundo Gomes de Matos, presidente do colegiado federal, explicou que é trabalho da comissão descontingenciar os recursos para a conclusão da obra junto ao Governo Federal. “Nós também vamos alertar os prefeitos sobre as obras complementares, que assegurarão a qualidade e a disponibilidade da água nos municípios. Se as medidas não forem adotadas, a população estará sujeita a ver a água passando pelos canais e não ter abastecimento nas casas”, advertiu.
A representante do Ministério da Integração Nacional ,Elianeiva Odísio, explicou que é compromisso da pasta federal que a obra seja concluída até setembro próximo. “Não vai faltar interesse nem dedicação de nossa parte. Porém, sabemos que a construtora responsável pelo túnel de Milagres, que faltam 90 metros para a conclusão, e a estação elevatória de Jati estão passando por problemas de gestão”.
O diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, colocou o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas a disposição do Projeto de Integração do Rio São Francisco ( PISF ). “O Departamento tem expertise no assunto. Todas as barragens estão sendo recuperadas”, frisou. E citou a barragem Lima Campos, no estado do Ceará como prioridade.
O deputado estadual Carlos Matos externou preocupação com a expiração da outorga na água, se não for definido como se dará a gestão dos recursos hídricos até dezembro. Raimundo Gomes de Matos avisou que o assunto será tratado na próxima reunião da comissão, em Brasília.
Também participaram do seminário os deputados federais Gonzaga Patriota (PSB/PE), Rachel Muniz (PSD/MG) e Domingos Neto (PSD/CE), além de representantes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com Rodrigo Diógenes; e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com a presença de Luís Oliveira.
PISF
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.
O empreendimento engloba a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowats, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. Com 15 quilômetros de extensão, o túnel Cuncas I é o maior da América Latina para transporte de água.