Notícias
Hoje será um dia histórico para Crateús-CE
A ordem de serviço para início das obras da Barragem Lago de Fronteiras, em Crateús-CE, será assinada nesta sexta-feira(22). O evento terá início às 9h, no Auditório do Instituo Federal do Ceará, no Campus Crateús (IFCE), assinada pelo pelo Diretor Geral do DNOCS, Angelo Guerra, junto ao Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, onde também estarão presente os senadores Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, além de outras autoridades do estado e região.
Com investimento do Governo Federal de R$ 294,4 milhões, a barragem Fronteiras trará inúmeros benefícios para a região. Toda a população urbana e rural do município de Crateús e residentes na área de influência serão abastecidas pela iniciativa, o que representa mais de 200 mil pessoas.
A água também será destinada à irrigação de aproximadamente 5.000 hectares de produção agrícola dos perímetros irrigados Platô Poty 1 e 2, Realejo, Graça Ampliação e Novo Oriente, além de ações de piscicultura local e indústrias.
A expectativa do Ministério da Integração Nacional é de que o empreendimento mude o cenário socioeconômico, com geração de empregos, renda e melhor qualidade de vida para a população beneficiada.
O empreendimento inundará trechos da rodovia BR-226 e BR-404/CE-189 com cerca de 14 Km e 20 Km, respectivamente e 20 Km de ferrovia que liga Fortaleza a Teresina. Os trechos de estrada e ferrovia serão realocados.
Responsabilidades do Governo Federal - No último mês de julho, foi publicado o Decreto que declarou utilidade pública ao reassentamento da população e a desapropriação de terras indispensáveis para a implantação do projeto. A área de abrangência é de 44.721,0644 hectares. A decisão está disponível no Diário Oficial da União (DOU). As famílias que residiam em 54% da área total da barragem já foram indenizadas pelo Governo Federal. Essa ação representou o pagamento de indenização no valor de R$ 12,5 milhões da União. O restante será realizado em breve.