Notícias
Alunos da Unifor conhecem projetos e ações do DNOCS no Nordeste
O DNOCS recebeu 40 alunos dos Cursos de Engenharia Civil e Mecânica da Universidade de Fortaleza - Unifor que vieram conhecer a estrutura, funcionamento histórico, missão do Órgão, os principais projetos desenvolvidos e as ações da Autarquia no Nordeste.
A visita aconteceu na biblioteca Zenaide Sá Carneiro da Cunha e contou com uma explanação da engenheira Zita Timbó, falando a respeito das ações desenvolvidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. A engenheira relatou sobre as principais barragens, com o Castanhão e o açude Cedro, que atualmente é candidato a receber o título de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em seguida a palavra foi passada para o Diretor Administrativo, Gustavo Medeiros, que ressaltou a suma importância do Órgão para o semiárido nordestino.
Logo após os alunos tiveram a oportunidade de receber das mãos do Gustavo Medeiros, vários exemplares de livros publicados pelo DNOCS através do setor de doações da blibioteca e da sessão de documentação, onde encontraram projetos de irrigação e de construção de barragens, além de informações sobre a seca, piscicultura, recursos hídricos, perímetros irrigados, entre outros.
Segundo os professores Ícaro Fernandes e Carla Beatriz, responsáveis pelos alunos, a comitiva ficou bastante impressionada com a dimensão do acervo de realizações do Departamento, bem como suas atividades atuais em favor do semiárido.
A biblioteca do DNOCS, é uma das mais completas do Nordeste, com acervo superior a 30 mil volumes. Encontra-se sob os cuidados da chefe e bibliotecária, Anésia Bayma. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 12 h e das 13 h às 17 h e fica localizada na Avenida Duque de Caxias, 1700- Centro, 1º andar.