Notícias
Adutora emergencial deve ser reativada hoje, após ajustes
A cidade de Caicó, no Seridó Potiguar, deverá ter o abastecimento de água retomado, através da adutora emergencial construída pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), nesta terça-feira (23). A previsão é do próprio DNOCS, que encaminhou a informação a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern). O município se encontrava sem fornecimento há uma semana, devido aos trabalhos de manutenção para resolver vazamentos.
No último sábado (20), a empresa responsável pela obra, prestadora de serviço ao DNOCS, instalou válvulas redutoras de pressão para que a água chegue em uma pressão adequada na adutora, a fim de evitar novos vazamentos. Apesar disso, a Caern pontuou que a operação assistida continuará até que o funcionamento ocorra sem intercorrências.
Já no domingo (21), um outro problema poderia prolongar ainda mais a suspensão no abastecimento. O gerador responsável pela captação de água, localizado na comunidade Estreito, foi atingido por um incêndio, que comprometeu o quadro de comando e a bomba. O equipamento teve perda total. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Caern, para que seja identificadas as causas do incêndio.
A Companhia informou que um gerador reserva já havia sido providenciado, mas que o incidente forçou a aquisição de outros equipamentos para substituição, oriundos de Mossoró, e que seriam instalados em um outro ponto, na comunidade Camilos, ainda ontem (22). “Desta forma, a Caern possibilita que a adutora emergencial de Caicó volte a operar em teste, na terça-feira (23), conforme previsão do DNOCS, dependendo ainda da conclusão do serviço que está sendo executado pela empresa que presta serviços para o DNOCS”, afirma a Companhia em nota.
A adutora, que está em período experimental desde 8 de maio, capta água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves diretamente ao município e demais cidades da região. Desde o último dia 15, segundo a Caern, a empresa responsável pela obra encontra dificuldades para operar o equipamento durante os testes, como vazamentos em trechos localizados. O problema mais recente aconteceu numa área de rio em Jucurutu.
Na ocasião do anúncio da interrupção no abastecimento, a Caern informou que fará o levantamento das áreas em que o desabastecimento foi mais significativo e analisará a possibilidade de suspender as contas deste período.
A adutora
A Adutora Emergencial tem 63.134 metros de extensão, com tubulação de 400 milímetros de diâmetro. Ela foi construída como derivação da adutora Serra de Santana, que capta água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, começando com a conexão na Estação de Bombeamento (EB-02) e seguindo às margens da rodovia RN- 118, que liga Jucurutu a Caicó.
Durante o percurso, a Adutora Emergencial tem duas Estações Elevatórias para bombeamento na localidade. O funcionamento da adutora é feito em sistema de rodízio, porque a mesma captação será responsável também pelo abastecimento da região da Serra de Santana (Florânia, Tenente Laurentino Cruz, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, além de 156 comunidades rurais).
Tribuna do Norte