Notícias
ACLJ concede o título Homem do Ano 2018 ao Diretor Geral do DNOCS
O título Homem do Ano no Ceará 2018, concedido pela Academia Cearense de Literatura e Jornalismo – ACLJ, será entregue ao diretor Geral do DNOCS, Angelo de Negreiros Guerra, nesta quinta-feira, 6, no auditório principal do Palácio da Luz, às 19h30.
Angelo Guerra foi indicado pelo acadêmico Cássio Borges, para concorrer ao título “Homem do Ano no Ceará em 2018. Ex-diretor do DNOCS, Cássio Borges afirma que o engenheiro Angelo Guerra está sendo considerado pelos especialistas em hidrologia o melhor Diretor Geral do Órgão nos últimos 30 anos, fato acatado por integrantes da Academia Cearense de Engenharia, da qual Cássio é membro fundador, e pelo corpo funcional da autarquia.
Contou também com a escolha de Angelo Guerra ao título Homem do Ano o fator superação. Segundo o presidente da ACLJ, Reginaldo Vasconcelos, o DNOCS tem uma extensa folha de serviços prestados ao Nordeste Brasileiro no campo da hidrologia, com implantação e manutenção de políticas bem sucedidas de açudagem, de irrigação, e de aquicultura.
Em reunião eleitoral, promovida na sede social da ACLJ, no dia 04 de setembro passado, por meio de sufrágio secreto, o engenheiro Angelo Guerra foi eleito “Homem do Ano no Ceará em 2018, sagrando-se assim o terceiro detentor desse título.
“ É com extremo orgulho que vou receber o título Homem do Ano no Ceará 2018. No momento estou no DNOCS. Apenas represento a Autarquia e seus servidores, assim como as associações”. Segundo o homenageado as propostas do DNOCS são ambiciosas e apesar do reduzido número de funcionários afirma “são de alta qualidade e conto com o apoio de todos”. Já os servidores reconhecem o desempenho de Angelo Guerra à frente do DNOCS.
E acrescenta: ”nosso grupo, em todo semiárido nordestino e norte de Minas Gerais, está sempre tocando excelentes projetos, que contribuem com iniciativas que realmente dão retorno à sociedade”. Angelo Guerra disse, ainda, que o DNOCS sempre contou com pessoas talentosas.
A ACLJ, a única academia de jornalismo do Brasil, foi fundada em 2011, por um grupo de cearenses de letras e de imprensa, afiliando-se à Academia Cearense de Letras.
A Academia visa reunir os grandes luminares do jornalismo e da literatura ligeira no Ceará, identificar e enaltecer os seus valores, estimular novas vocações, e, principalmente, preservar a memória e registrar a contemporaneidade das letras e do jornalismo cearenses, exaltando os grandes atores da terra alencarina, no passado e no presente.
O Homenageado
Angelo José de Negreiros Guerra é Engenheiro Civil, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Tem 31 anos de experiência em Supervisão e Gerenciamento de Obras de Barragens, Ferrovias, Abastecimento de Água, Saneamento, Dragagem e Irrigação.
Foi nomeado para Diretor Geral do DNOCS em 10 de agosto de 2016.
O DNOCS
Criado inicialmente sob o nome de inspetoria de Obras Contra as Secas – IOCS foi o primeiro Órgão a estudar a problemática da seca no semiárido brasileiro. Depois recebeu a denominação de “Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas – IFOCS” e em 1945 passou a se chamar Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.
Instituição atualmente vinculada ao Ministério da Integração Nacional, o DNOCS realizou importantes obras podendo-se destacar, no estado do Ceará as barragens: Castanhão, Banabuiú, Araras Norte e Orós. A partir de 1970, foram implantados 37 perímetros irrigados.
Algumas ações denotam o pioneirismo do DNOCS. Ele foi o primeiro Órgão da América Latina na utilização de perfuratrizes para poços profundos. Foi o primeiro no Brasil na introdução da tecnologia de piscicultura, a exemplo da descoberta do método de hipófisação, na década de 30.
No momento, o Departamento trabalha na conclusão de 11 adutoras emergenciais no estado do Ceará, 215 pessoas beneficiadas e 143,3 km de adutoras já implantadas. Merece destaque a implantação de diversas outras adutoras como Acauã e Pajeú na Paraíba, Jucázinho e Oeste em Pernambuco, propiciando o abastecimento d’água a uma população de mais de 3 milhões de habitantes.
Serviço
Evento: Título “Homem do Ano no Ceará”
Data: 06 de dezembro de 2018
Horário: 19h30
Local: Palácio da Luz – Rua do Rosário, nº 1 – Centro
Cidade : Fortaleza(CE)