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BR + SEGURANÇA

Info

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brseguranca_Selected.gifeducacao_Selected.gifsolucoes_Selected.gifestatisticas_Selected.gifeventos_Selected.gifacervo_Selected.giffaq_Selected.gif


DNIT - Vídeo Institucional

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BR+ Segurança é um programa criado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, por meio da Coordenação Geral de Operações Rodoviárias - CGPERT da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária - que visa dar continuidade às ações de Segurança Viária nas rodovias federais sob jurisdição do DNIT.

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   Uma recente pesquisa publicada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) estima que, em 2015, R$ 11,15 bilhões foram gastos com acidentes nas rodovias federais, quase o dobro do valor investido nessas rodovias, R$ 5,95 bilhões. Além disso, dados do Ministério da Saúde apontam que os acidentes de trânsito são a sétima causa mais relevante de óbitos no Brasil, atingindo principalmente os jovens entre 15 e 29 anos. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que este não é um problema apenas brasileiro. Aproximadamente 1,2 milhões de mortes são registradas anualmente devido a acidentes nas rodovias de todo mundo, custando aproximadamente 3% do PIB de cada país.

   Com o objetivo de coordenar esforços globais e convocar os países para atuarem em prol da melhoria da segurança viária, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou, em 2010, o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, objetivando reduzir em 50% o número de óbitos nas rodovias. Da mesma forma, o DNIT definiu como prioridade estratégica o desenvolvimento de ações para o aprimoramento da segurança do usuário.


1_2milhao.gif


MORTES AO ANO EM TODO O MUNDO

3PIB.gif


GASTOS COM ACIDENTES*

obitos.gif


REGISTRADOS NAS RODOVIAS FEDERAIS EM 2016**

11bilhoes.gif


GASTOS COM ACIDENTES NAS RODOVIAS FEDERAIS EM 2015***

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CAUSA DE MORTES NO BRASIL****

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A ONU decretou de 2011 a 2020 a
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
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A Segurança do Usuário é uma  das prioridades estratégicas para o quadriêno 2011-2017

*Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS/ONU)
** Polícia Rodoviária Federal
*** Dados da Confederação Nacional de Transportes
**** Ministério da Saúde

objetivos.gif
icone1.gifDesenvolver novos padrões para a execução de intervenções viárias, reduzindo a incidência de acidentes durante a fase de obras.
icone2.gifDesenvolver um método de identificação e monitoramento de segmentos críticos e um catálogo de contra medidas a preços acessíveis e de efetividade comprovada para promoção da segurança viária.
icone3.gifComplementar os programas já consagrados de intervenções viárias, como o BR-Legal, PNCV, PIAF, PNMR, p.ex., com foco nas melhores práticas de segurança viária.
icone4.gifPromover maior racionalidade na aplicação dos recursos públicos e na condução da missão institucional do DNIT através de prospecção de novas fontes de recursos e aplicação de soluções otimizadas.
cronograma.gif

A primeira fase do programa, que prevê o desenvolvimento metodológico, prova de conceito e a realização da primeira onda de investimentos tem a duração de 2 anos e a programação apresentada abaixo:

Cronograma detalhado

beneficios.gif

O BR+ SEGURANÇA proverá benefícios nas mais variadas esferas contemplando os usuários, o DNIT, o poder público e o país, de um modo geral.

icone5.gifMaior mobilidade, através de rodovias mais seguras e confiáveis
copy_of_icone6.gifMaior racionalidade na aplicação dos recursos públicos e na condução da sua missão institucional, por meio da aplicação de contra medidas de segurança rodoviária para reduzir o risco de cada local e segmento, a preços acessíveis e economicamente viáveis.
icone7.gifRedução dos gastos diretos e indiretos com acidentes, redução da pressão sobre o sistema de saúde de média e alta complexidade (alto custo) e captação de fontes alternativas de recursos para financiar os investimentos em segurança.
icone8.gifMelhoria da qualidade e disponibilidade da infraestrutura de transportes e, consequentemente, da produtividade, da mobilidade e do desenvolvimento econômico nacional;

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