Notícias
Técnicos do DNIT realizam visitas técnicas às Instalações Portuárias do interior do Amazonas
Técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram uma série de visitas às Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) no interior do Amazonas entre os dias 18 e 20 de agosto. O objetivo foi avaliar as condições estruturais e levantar demandas para aprimorar as operações aquaviárias na região.
A primeira inspeção ocorreu em Borba, onde a instalação portuária sofreu danos significativos após um acidente recente. Atualmente, o município opera com um porto provisório, enquanto a empresa responsável pelo acidente conduz os trabalhos de recuperação da estrutura definitiva, com previsão de reinstalação em curto prazo. Durante a visita, também foram discutidas melhorias, como a inclusão de fingers – estruturas flutuantes que funcionam como pequenas passarelas, permitindo maior segurança e agilidade no embarque e desembarque de passageiros em embarcações de pequeno porte – e estudos para implantação de uma instalação portuária na localidade de Canumã.
Em Nova Olinda do Norte, os técnicos da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do DNIT avaliaram a IP4 local e dialogaram com usuários da estrutura, identificando como prioridade a instalação de fingers para atender melhor a operação de embarcações regionais.
Encerrando a agenda, em Maués, os técnicos registraram as principais necessidades relacionadas à IP4 do município. As propostas apresentadas serão analisadas pelo DNIT para futura implementação.
As visitas reforçam o compromisso do órgão em fortalecer a infraestrutura aquaviária no Amazonas ampliando a segurança, a eficiência e a integração regional.