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Robustez do DNIT é destaque na força da autarquia para a reconexão do Rio Grande do Sul

Passado um ano das fortes chuvas que assolaram o estado, Departamento avalia atuação na recuperação de rodovias
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Publicado em 01/05/2025 10h05 Atualizado em 05/05/2025 16h06
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Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul foi atingido por uma das maiores tragédias climáticas já vistas no Brasil. Só em Porto Alegre, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi registrada a marca de 539,9 milímetros de chuva durante o mês, a maior marca desde 1910.

As consequências das chuvas foram devastadoras para milhares de gaúchos, que além de perderem bens materiais, também tiveram que lidar com a falta de mobilidade, dadas as condições de diversas rodovias, que foram levadas pela água ou cobertas de lama por conta do deslizamento de encostas. Ao todo, nos segmentos federais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) chegou a registrar, em um único dia, mais de 40 pontos de bloqueios.

"A rápida atuação da autarquia, desde o primeiro dia, foi fundamental para abrir o que chamamos de caminhos assistenciais, que permitiram a passagem de medicamentos, alimentos, água e veículos de resgate, para suprir e dar auxílio à população que estava isolada", destaca o diretor-geral do DNIT, Fabricio Galvão.

Em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, o rompimento de um dique alagou a BR-116/RS, bloqueando uma das principais vias de acesso à capital. Ali, na proximidade da ponte sobre o Rio dos Sinos, o DNIT construiu um caminho com pedras, que elevaram a rodovia e permitiram a passagem de veículos.

Governo Federal disponibilizou R$ 1,1 bilhão para reconstrução no RS
Governo Federal disponibilizou R$ 1,1 bilhão para reconstrução no RS

Em outro ponto da BR-116/RS, na divisa entre os municípios de Caixas do Sul e Nova Petrópolis, a força da água causou um colapso na Ponte do Caí, bloqueando cem por cento do tráfego entre as duas cidades. Porém, em tempo recorde e com investimento de R$ 31 milhões, o DNIT entregou uma nova estrutura em 21 de dezembro de 2024, restabelecendo o trânsito na região.

A BR-470/RS, no trecho entre Bento Gonçalves e Veranópolis, região serrana do estado, também sofreu graves consequências. O deslizamento de encostas levou a rodovia embora, em dezenas de pontos dos 24 quilômetros que dividem os municípios. Por lá, o DNIT atuou dia e noite para devolver o tráfego à população, limpando a rodovia e reconstruindo caminhos que haviam sido completamente destruídos. O trânsito está liberado, mas ainda segue em obras, com serviços diurnos e noturnos e em horários pré-estabelecidos.

Durante a emergência, as equipes do DNIT também atuaram na reconstrução de um bueiro e das cabeceiras do viaduto de acesso a Eldorado do Sul; na construção de um desvio lateral à ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287/RS; e em diversos outros pontos, alguns deles ainda com serviços complementares em execução.

Estão em andamento 22 contratos, que terão execução significativa em 2025
Estão em andamento 22 contratos, que terão execução significativa em 2025

Investimentos

Em decorrência da calamidade, o Governo Federal já disponibilizou R$ 1,1 bilhão em serviços para a reconstrução de rodovias e Obras de Arte Especiais (OAEs) no Rio Grande do Sul, valor que já foi todo empenhado pelo DNIT. Seguem em andamento 22 contratos, que terão execução significativa em 2025.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: Rio Grande do SulreconectandoRS
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