Notícias
Participação recorde de servidores marca passagem do DNIT pela 50ª RAPv e 27º Enacor
Terminou, nesta quinta-feira (30), a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), em Belo Horizonte, Minas Gerais. Um dos destaques desta edição foi a massiva participação de servidores do DNIT: mais de 170 integrantes estiveram na comitiva da autarquia.
Foram quatro dias de muito aprendizado e troca de experiências, em painéis, minicursos e sessões técnicas de diversos temas relacionados à infraestrutura e pavimentação. Ao todo, o DNIT apresentou 18 trabalhos acadêmicos que tiveram autoria ou coautoria de servidores da casa.
"Essa é a maior participação de servidores do DNIT na história do RAPv/Enacor, principal evento do setor. Foi uma semana muito produtiva, com a participação de pesquisadores, estudantes, empresas e profissionais renomados, o que sustenta o compromisso da nossa autarquia com a pesquisa e a qualificação do corpo técnico da autarquia", disse Luiz Heleno Albuquerque, coordenador-geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR) do DNIT.
Luiz Heleno, além de ter o nome em alguns dos trabalhos apresentados, também foi jurado da competição acadêmica InfraQuiz, disputa entre universitários de todo o país sobre conhecimentos em infraestrutura.
Painel DNIT
Um dos destaques do evento foi o painel “Engenharia Digital: tendências e desafios para o setor de infraestrutura”, que apresentou soluções tecnológicas para o aprimoramento das ações do DNIT.
Os diretores Executivo, Carlos Barros, e de Infraestrutura Rodoviária, Fábio Nunes, e o coordenador-geral de Modernização e Gestão Estratégica, Anderson Alvarenga, falaram sobre modernização, inovação e do uso de satélites e da Inteligência Artificial para a melhoria da infraestrutura de transportes do país.
Reconhecimento
Outro ponto alto do evento foi o reconhecimento recebido pelo diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Rodrigues de Mello. Ele recebeu o Prêmio Engenheiro Mario Kabalem Restom.

- Luiz Guilherme Rodrigues de Mello
A comenda é o reconhecimento máximo que a Associação Brasileira de Pavimentação - ABPv concede a figuras que, em prol da pavimentação, promoveram grandes melhorias para o país.
"Recebi a homenagem com grande alegria, principalmente por poder atuar de forma técnica, trazendo novas e boas ideias e as implementando, não só na sede, mas em todas as nossas superintendências. Fico feliz e honrado e levando comigo o compromisso de continuar a fazer esse trabalho de elevar o nome da engenharia cada vez mais", declarou Luiz.
A próxima edição do evento já tem data marcada. A 51ª RAPv e o 28º Enacor acontecem em Goiânia, entre 23 e 26 de junho de 2026.

- 50ª RAPv e 27º Enacor