Notícias
DNIT participa de evento de integridade no serviço público
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou do Workshop Integridade em Foco, realizado em Brasília pelo Ministério dos Transportes em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). O evento reuniu as entidades vinculadas, incluindo o DNIT, ANTT e Infra S.A, e apresentou práticas e metodologias de integridade no serviço público, organizadas em torno do tema “Construindo Organizações Éticas: Governança, Integridade e Compliance”.
Participação do DNIT
A 5ª edição do evento contou com painéis temáticos que promoveram um panorama sobre governança e responsabilidade pública. A autarquia participou da programação com a presença da coordenadora-geral de Integridade, Lídia Lopes Martins, que conduziu o bloco “Da avaliação à transformação: como o Modelo de Maturidade impulsiona a integridade nos órgãos públicos”.
Durante o bloco, que aconteceu no primeiro dia de workshop, na terça-feira (2), Lídia conduziu o debate, articulando o diálogo entre os convidados, e desenvolvendo os temas centrais. Foi destacado, ainda, instrumentos que permitem acompanhar a evolução institucional em governança, transparência e gestão de riscos.
Os convidados apresentaram aplicações práticas do Modelo de Maturidade em realidades distintas, como meio ambiente, universidades federais, corregedorias e no próprio Ministério dos Transportes. As intervenções mostraram como ferramentas têm sido utilizadas para organizar fluxos internos, orientar revisão de procedimentos e apoiar a tomada de decisão.
O ouvidor, Ebert Ribeiro, presente no evento, no auditório do Ministério dos Transportes, compartilhou que tais debates fortalecem a confiança do usuário e as instituições, e que a presença da equipe da Ouvidoria destaca o compromisso da gestão com o aprendizado contínuo e com a melhoria da prestação de serviços. “As Ouvidorias, ao trazerem a visão da sociedade, seguem como instrumentos estratégicos para aperfeiçoar políticas públicas e promover transparência", concluiu.
Últimas ações de integridade na autarquia
O eixo de integridade tem ganhado centralidade no DNIT, com iniciativas que ultrapassam a dimensão preventiva e passam a integrar a própria execução e efetividade das políticas públicas. A abordagem atual entende a integridade como parte do desempenho institucional e da entrega da infraestrutura de transportes para a sociedade.
A autarquia alcançou 100% de conformidade em Transparência Ativa, segundo monitoramento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O resultado decorre da atualização dos painéis de informações, da revisão dos fluxos internos de publicação de dados, da padronização de conteúdos no portal institucional e do acompanhamento contínuo dos itens exigidos pela CGU.
Outra iniciativa recente é o Curso de Boas Práticas de Integridade, voltado a estimular a participação de servidores e colaboradores na proposição de ações, projetos e soluções que possam ser aplicados ao cotidiano do DNIT. A proposta do curso é abrir espaço para ideias que reforcem a cultura de integridade na instituição, seja por meio de novas abordagens de sensibilização ou de medidas práticas relacionadas aos processos de trabalho.

- Evento de integridade no serviço público