Notícias
DNIT participa da edição internacional dos Diálogos Hidroviáveis em Corumbá, no Mato Grosso do Sul
Com o propósito de discutir propostas concretas para o uso sustentável da navegação fluvial, uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) participou, entre os dias 4 e 5 de junho, da edição internacional dos Diálogos Hidroviáveis, realizada na cidade de Corumbá, no estado de Mato Grosso do Sul.
O evento reuniu autoridades governamentais, especialistas, representantes da sociedade civil e da iniciativa privada dos cinco países que compartilham a Hidrovia Paraguai-Paraná — Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai — com o objetivo de promover um espaço de diálogo qualificado em torno da integração regional e do desenvolvimento socioeconômico da América do Sul.
Um dos temas centrais do encontro foi o debate sobre o projeto de Concessão dos Serviços de Infraestrutura de Navegação no trecho brasileiro da hidrovia, compreendido entre Corumbá e a foz do Rio Apa.
Representando o DNIT, o diretor de Infraestrutura Aquaviária, Edme Tavares, participou da abertura do evento, compartilhando a visão e os avanços do órgão em relação à melhoria da navegabilidade no país.
Desde sua criação, em 2017, os Diálogos Hidroviáveis consolidaram-se como o principal fórum dedicado à navegação fluvial no Brasil, somando 18 edições presenciais e 10 webinários, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento das hidrovias como vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável.